• Carregando...
É importante se alimentar bem e organizar o tempo na hora do exame | Divulgação
É importante se alimentar bem e organizar o tempo na hora do exame| Foto: Divulgação

Provas

No primeiro dia de prova, os candidatos terão até as 13 horas para responder as 40 questões de conhecimentos gerais. O vestibular segue na segunda-feira (9), com a aplicação de provas de língua portuguesa, estrangeira e redação. Na terça-feira (10), o último dia do concurso, os candidatos serão cobrados por avaliações em conhecimentos específicos.

Plantão de véspera

Quem ainda não sabe o local da prova ou deseja confirmar pode fazer a consulta on-line pelo menu do candidato, disponível no site do vestibular. Para atender as últimas pendências dos candidatos, a CVU realiza o plantão de véspera no sábado (7), das 8h às 18h, no Bloco 28 da instituição.

Resultado

O resultado do vestibular será divulgado em 10 de janeiro do ano que vem, a partir das 10 horas, pelo site do vestibular. Os aprovados deverão efetivar a matrícula entre 10 e 13 de janeiro exclusivamente pela internet, no site do Diretório de Assuntos Acadêmicos (DAA).

Os aprovados no vestibular de inverno 2013 também devem fazer a matrícula neste mesmo período. O ano letivo terá início em 3 de fevereiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011 4450.

Neste domingo (8) 1.514 mil candidatos vão prestar o vestibular de verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Momento, inevitavelmente, tenso para a maioria dos inscritos. Para passar pelo processo com mais tranquilidade um professor e uma nutricionista consultados pela Gazeta Maringá dão dicas para o momento das provas.

A primeira dica do professor de Química de uma escola do Ensino Médio de Maringá Carlos Alberto Sperandio é saber organizar o tempo. Ele lembra que o candidato precisar ficar atento às particularidades de cada um dos três dias do vestibular. O tempo de duração das provas é o mesmo, no entanto, o número de questões e a complexidade determinam quantas horas serão gastas para concluir a avaliação.

No primeiro e no último dia, por exemplo, os candidatos responderão 40 questões em quatro horas, contando, também, o tempo para preencher o gabarito que, conforme o professor, leva em média 20 minutos.

"Se tivermos o tempo total de 240 minutos, subtraindo 20 minutos para preencher o gabarito, teremos então um pouco mais de 5 minutos para cada questão", estima o professor.

Já no segundo dia, também serão quatro horas para concluir a prova, mas os candidatos terão de responder a 20 questões: 15 de Língua Portuguesa e Literatura e cinco de Língua Estrangeira, além da redação.

Sperandio aconselha começar pela redação e esquecer a celeridade. Dessa forma, a dica é reservar, pelo menos, duas horas para a escrita. Ele lembra que a caligrafia desconta pontos, portanto, é imprescindível, além de consistência e bons argumentos no texto, também apresentá-lo de forma legível, o que, muitas vezes, só é possível para algumas pessoas quando feito de forma mais lenta.

O educador pontua que concentração é de grande valia na hora de preencher o papel. Como a prova da UEM é objetiva, o candidato precisa realmente saber a resposta. Como dica para dar uma forcinha ao cérebro, Sperandio indica que o vestibulando analise todas as questões inicialmente e marque somente aquelas que tem certeza.

Já as alternativas duvidosas devem ser deixadas para um segundo momento. Então, deve-se fazer outra análise. "O ato de analisar a questão pela segunda vez faz o cérebro ‘trabalhar’ sobre o assunto, o que facilita. Persistindo a dúvida, não assinale. Porém, o importante é não se ater demais a uma questão. Se apresentar cálculo complicado ou interpretação demorada, passe adiante. O que não pode ocorrer é perder tempo demais com uma questão por dúvidas e prejudicar outras até mais fáceis de resolver", salienta.

Cuidado com alimentação também é importante

Os cuidados com a alimentação começam na véspera das provas. De acordo com a nutricionista Rosana Chiuchetta, no dia anterior à avaliação a alimentação deve ser fracionada, ou seja, é recomendável comer de três em três horas pelo menos. Ela explica que o cérebro trabalha com a ajuda de glicose no sangue. Sem alimentação, o nível cai e a pessoa fica mais sonolenta.

Para não errar no prato, ela elenca o bom e velho arroz com feijão, acompanhado de salada e carne magra. E diz que é preciso passar longe das comidas pesadas. "Uma feijoada, por exemplo, faz a pessoa perder energia e querer dormir após a ingestão, além de correr o risco de ter uma indigestão diante do nervosismo."

Nervosismo que pode ser diminuído, segundo ela, com chás naturais, de preferência com a folha in natura da erva. Camomila e erva-cidreira são certeiras para sossegar a ansiedade e relaxar.

O chocolate também pode acalmar, mas desde que tenha entre 50% e 70% de cacau. A especialista alerta que, apesar de o cérebro se "se alimentar" de açúcar, não se deve exagerar no consumo. "O doce diminui a ansiedade, mas isso tem prazo. Logo você vai querer outro e outro e, quando o efeito passar, também vai perder energia."

No dia da prova, o café da manhã também precisa ser pensado. Rosana diz que frutas, queijo branco e pães integrais são leves, garantem saciedade e não pesam no estômago. A nutricionista ainda sugere uma boa combinação para quem deseja manter a memória afiada: pão com ovo e porções pequenas de batata-doce assada.

Bem alimentado, o candidato não pode se esquecer da hidratação. "Se você tomar 500 ml de líquido de uma única vez vai sentir vontade de ir ao banheiro, mas se tomar de golinhos durante a prova, mantém a hidratação e não fica com a garganta seca."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]