• Carregando...

Com o feriado prolongado da Semana Santa, o comércio e repartições públicas de Maringá terão mudança nos horários. O prefeito Silvio Barros (PP) decretou ponto facultativo para o dia 1º de abril. Até segunda-feira (5), a prefeitura manterá os serviços de natureza essencial, que não podem ser interrompidos.

Saúde

Os postos de saúde e a sede da Secretaria voltarão com atendimento normal na segunda-feira (5). Já o Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento - Zona Norte ficarão de plantão na véspera e na Sexta-feira Santa (02). O SAMU permanecerá funcionando para atender emergências 24 horas, pelo telefone 192.

Trânsito e Transporte Coletivo

O EstaR – Estacionamento Rotativo – será cobrado normalmente na quinta-feira (1). Não haverá cobrança de sexta-feira (02) a domingo (04) e retoma o expediente normal na segunda-feira (05). Já com relação ao transporte público, a Secretaria dos Transportes (Setran) informa que as linhas de ônibus funcionarão conforme tabela normal na quinta-feira (01), sábado (03) e no domingo (04). Na sexta-feira (02) as linhas seguem a tabela dos finais de semana e feriados. Outras informações sobre horários de ônibus no site da Setran ou pelo telefone (44) 3221-8500.

Assistência Social

Trabalharão em sistema de plantão: o Centro de Referência Especial da Assistência Social (Creas), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – pelo telefone 0800 6435115; o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661); o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (9973-0323 e 3901-1966).

Esportes

Os centros esportivos da cidade funcionarão normalmente na quinta-feira (01) e no sábado (03), com o suporte dos professores e estarão abertos para a comunidade na sexta-feira (02) e no domingo (04), retomando o atendimento normal na segunda-feira (05). O uso das quadras pode ser agendado com os guardas municipais responsáveis.

Educação

As escolas e as creches funcionarão normalmente na quinta-feira (1) e ficarão fechadas na sexta-feira (2) durante o feriado, retornando a programação normal na segunda-feira (05.

Serviços Públicos

Com exceção da área administrativa, os setores operacionais da Secretaria dos Serviços Públicos funcionarão normalmente na quinta-feira (01). Serão prestados os serviços essenciais de coleta de lixo, varrição de ruas, recolhimento de entulhos, pavimentação e manutenção da iluminação pública. Na Sexta-feira Santa (02), as equipes param em função do feriado, inclusive o serviço de coleta de lixo doméstico.

Controle Urbano

Fiscais da Secretaria Municipal de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb) vão trabalhar em regime de plantão na cidade.

Lojas e supermercados

De acordo com a assessoria da Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), o comércio de Maringá, incluindo os supermercados, estará fechado no dia 2, Sexta-Feira Santa. No sábado, as lojas ficarão abertas até às 18 horas. No Domingo de Páscoa, os supermercados não abrirão em horário especial (como acontece no primeiro domingo de cada mês). A abertura foi transferida para o dia 11, entre as 8h e as 13 horas.

Ceasa

As cinco unidades da Centrais de Abastecimento do Paraná fecham na Sexta-feira Santa, reabrindo normalmente no sábado (03). Cada uma tem funcionamento diferenciado, em razão de acordos com o comércio regional. Em Maringá, a Ceasa funciona das 5h30 às 10 horas.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências estarão fechadas para atendimento no dia 2 de abril, Sexta-feira da Paixão, reabrindo na segunda-feira (05). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 02, 03 e 04 de abril poderão ser pagos no próximo dia útil – 05 de abril -, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]