• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Terra e Marte ficarão mais próximos um do outro nesta segunda-feira (30). A distância entre os planetas será de 75,3 milhões de quilômetros, a menor registrada nos últimos 11 anos. Devido ao fenômeno, nosso vizinho ficará mais iluminado e será possível avistá-lo a olho nu.

A aproximação ocorre devido ao que se chama de “oposição afélica”, um alinhamento entre o “planeta vermelho” e o Sol que beira a perfeição. Por estar mais longe da estrela, Marte demora cerca de dois anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol.

Embora o alinhamento aconteça a cada 26 meses, aproximadamente, a distância entre os planetas – que pode chegar a 400 milhões de quilômetros – nem sempre é a mesma, porque suas circunferências não são perfeitas.

A última vez em que Marte e Terra estiveram tão próximos foi em 2003, quando foi registrada uma distância de apenas 55,76 milhões de quilômetros entre os planetas, a menor em 60 mil anos. O próximo alinhamento ocorrerá em julho de 2018, e a previsão é de que a distância seja de “apenas” 57,6 milhões de quilômetros.

Como observar

Quem quiser (tentar) observar o fenômeno, deverá focar no Leste e localizar o ponto vermelho acima da constelação de Escorpião, da qual faz parte a estrela de Antares.

A partir das 22h desta segunda, o projeto Ciência e Astronomia transmitirá o fenômeno ao vivo em seu canal do YouTube.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]