i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
novidade

MEC anuncia provas do Enem 2015 para 24 e 25 de outubro

As inscrições serão feitas pela internet do dia 25 de maio até 5 de junho

    • Gazeta do Povo, com agências
    • 14/05/2015 15:21
    Em 2015, prova do Enem será realizada em 24 e 25 de outubro. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
    Em 2015, prova do Enem será realizada em 24 e 25 de outubro.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

    As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A taxa de inscrição, que sofreu reajuste, será de R$ 63. A informação foi divulgada hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

    O ministério também anunciou uma novidade em relação à isenção. O participante que for isento da taxa de inscrição e não comparecer ao exame não receberá isenção na próxima edição da prova. “Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos da sociedade e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir”, disse Janine Ribeiro. Ele também garantiu que a edição de 2015 continuará considerando o nome social, para travestis e transexuais. “Será considerado errado se qualquer monitor chamar essas pessoas pelo nome que está no documento”, disse Janine Ribeiro. O candidato também terá direito a usar o banheiro relativo ao nome social.

    Segundo o ministro, o cartão de confirmação do Enem 2015 não será enviado via Correios - deverá ser baixado na página do exame. A prova será aplicada em 1.714 municípios, em quase 19 mil locais. São esperados mais de 9 milhões de candidatos.

    O edital do Enem 2015 com todas as regras do exame será divulgado na próxima segunda-feira (18) no “Diário Oficial da União”.

    Última edição

    No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

    O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.