• Carregando...

O Ministério da Educação anunciou ontem a criação de cerca de 2,5 mil vagas nos processos seletivos para Medicina, o que representa um aumento de 15% na área. Cerca de 2 mil novos postos serão oferecidos em universidades federais e outros 500 em particulares.

A ampliação começará no segundo semestre e se estenderá até 2014. Ainda não foi divulgado quais escolas participarão do processo.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, todas as regiões do país receberão novas vagas, mas o volume maior será em áreas carentes, principalmente do Norte e Nordeste.

Desde a gestão Lula a abertura de postos em cursos de Medicina tem sido freada. Agora, o governo Dilma afirma que os dados mostram ser necessário aumentar o número de médicos formados.

Em apresentação ontem no instituto Inspirare, em São Paulo, o ministro da Educação mostrou que há 1,8 médico para cada 1 mil habitantes no Brasil, número abaixo dos EUA (2,4), Reino Unido (2,7) e Uruguai (3,7). Além da média inferior a de outros países, Mercadante apontou que a situação é mais grave em algumas regiões brasileiras, o que justifica a abertura de vagas.

No caso das federais, haverá investimento direto da União. Já para as particulares haverá liberação de pedidos de abertura de postos que estavam parados no governo. O programa de expansão prevê tanto ampliação de cursos já existentes (desde que não ultrapasse 12% de crescimento) quanto abertura de novas escolas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]