i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Petição

Médicos pedem volta às aulas: “com medidas, escola é segura para professores e funcionários”

  • Brasília
  • 26/11/2020 09:54
Médicos fazem petição em favor da volta às aulas para crianças
Em petição, mais mil médicos apoiam retorno às aulas.| Foto: Unsplash

Até a noite desta quarta-feira (25), ao menos 1,3 mil médicos, entre pediatras, infectologistas e de demais especialidades médicas, haviam assinado um manifesto em favor da volta às aulas para crianças. Um grupo independente de profissionais de saúde que se reúnem para discutir casos clínicos está à frente da petição "A ciência pela reabertura das escolas" , também aberta à toda a sociedade civil, e que reúne, ao todo, 2,5 mil assinaturas virtuais. O documento será enviado ao Ministério Público (MP) de São Paulo na forma de petição.

"Nós, pediatras, reconhecendo atentamente o momento complexo em que estamos e a discussão urgente sobre o lugar das crianças e da escola na pandemia, consideramos crucial que algumas informações já consagradas cientificamente sejam bem divulgadas", escrevem os médicos.

O texto cita uma série de artigos científicos que tratam do tema e embasam o argumento de que há segurança em crianças voltarem às atividades escolares. Os médicos, contudo, não falam em faixa etária. Nas redes sociais, pais e educadores criticam a medida.

"O tempo da pandemia já é e seguirá longo. Agora temos que refletir sobre seus impactos a curto, médio e longo prazo. Sejamos justos com a infância e comprometidos com o futuro de todos", afirmam, na petição.

Entre outras recomendações, os médicos indicam que, se seguidas as medidas de prevenção ao coronavírus, "a escola é segura para os professores e funcionários" e não representa local de maior infecção. "A experiência europeia provou enfaticamente isso", dizem.

Abaixo, as principais recomendações contidas no manifesto:

  • As crianças se infectam menos do que os adultos, 2 a 5 vezes menos. O risco de se infectar é menor quanto mais jovem a criança.
  • São muito raras as complicações nessa faixa etária, representando apenas 0,6% dos óbitos (sendo as crianças 25% da população nacional).
  • Para as crianças, a exposição à Covid-19 as coloca em risco muito menor do que a exposição ao vírus influenza. E as escolas não fecham nos surtos de gripe.
  • Apesar do que se supôs no início da pandemia, as crianças não são super-spreaders (disseminadores) do vírus.
  • A grande maioria das crianças é assintomática ou apresenta sintomas leves, principalmente os mais novos. E, desta forma, transmitem menos.
  • As escolas, seguindo os cuidados indicados, não são locais de maior infecção. A experiência europeia provou enfaticamente isso.
  • Com as medidas de prevenção, a escola é segura para os professores e funcionários.
  • No Brasil e no mundo, as crianças se infectaram mais em casa através dos próprios familiares expostos do que na escola.
  • Os impactos do isolamento social prolongado no desenvolvimento infantil e saúde mental são imensos e duradouros. Obesidade, transtornos de ansiedade, transtornos do sono, danos pela exposição excessiva a telas são alguns dos muitos prejuízos.

Base científica

À Gazeta do Povo, a infectologista Luciana Becker Mau, que faz parte do grupo, lembra que os achados científicos da comunidade internacional já indicam o melhor caminho a ser seguido na pandemia.

"Apesar de serem médicos falando, não é nossa opinião pessoal. É um compilado do que a ciência já sabe sobre o assunto, isso é, crianças transmitem menos e se infectam menos. Estamos apenas dando subsídio científico para a tomada de decisões", afirma a especialista. "Não apenas gestores de escolas estavam precisando dessas orientações, mas os pais e a população como um todo estão com receio".

"Nosso objetivo é criar um ambiente escolar seguro para todos. Somos pediatras, mas não queremos saber só da saúde das crianças. O ambiente pode ser seguro tanto para as famílias das crianças, professores e funcionários", diz a médica. "Mas precisamos começar a discutir esse assunto, porque pandemia não vai acabar agora, vai perdurar mais tempo. Isso precisa ser colocado em pauta para que sejam feitas as adaptações necessárias".

Protocolo do MEC lançado outubro vai na mesma linha da petição dos médicos. As diretrizes da pasta foram elaboradas com base em práticas utilizadas pela comunidade internacional, levando em conta medidas de países como Coreia do Sul, Japão, China, Itália, Estados Unidos e Canadá, por exemplo. Também são consideradas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O MEC se ancorou, além disso, em estudos como o Research on Covid-19 in children and in schools, da Unicef, para lembrar que a capacidade de transmissão do vírus por parte das crianças ainda não é assunto pacificado na ciência. Em linhas gerais, porém, as evidências disponíveis apontam para a necessidade de retorno às aulas - em especial por causa dos impactos negativos provocados pelo fechamento de escolas.

"Não há associação direta da reabertura de escolas com o aumento significativo de transmissão comunitária; as evidências atuais indicam que o fechamento de creches e instituições educacionais provavelmente não é uma medida eficaz de controle da transmissão comunitária e não oferece proteção adicional significativa à saúde das crianças, dado que a maioria desenvolve forma muito leve da doença, quando acontece", cita o protocolo.

Procurada, a Sociedade de Pediatria de São Paulo afirmou que "recomenda a volta às aulas presenciais, seguindo-se, claro, todos os protocolos de segurança e higiene para evitar a disseminação do coronavírus". Documento elaborado em agosto pelo grupo indica como positivo o retorno às atividades escolares "tão cedo quanto possível, desde que tomadas as devidas precauções por todos os envolvidos – famílias e instituições de ensino", e traz uma série de orientações sanitárias.

"Cabe entendermos que o desenvolvimento social, neurológico, físico e o aprendizado estão sendo prejudicados com o não retorno às aulas. Ao se sobrepor tal prejuízo aos riscos da doença, será que há justificativas para as escolas continuarem fechadas?", afirmam os especialistas, no protocolo.

37 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 37 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • B

    Benedito Vázquez

    01/12/2020 23:05:29

    Embora não seja médico, sou totalmente favorável. Fico consternado ao ver as crianças sem interagir socialmente, além do afastamento do aprendizado. Os protocolos dos cuidados necessários são de amplo conhecimento, tanto que as escolas particulares já estão adaptadas. Infelizmente as escolas públicas devem ter o processo de adaptação mais lento. Professores dos grupos de risco devem permanecer em casa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriano

      30/11/2020 12:38:22

      Sabemos que esquerdistas nunca gostaram de trabalhar e agora usam a covid como desculpa pra isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • P

        Pelo bem da verdade

        ± 9 minutos

        Não sou um deles, mas você deve ter fissuração por esquerdista, não consegue fazer um comentário sem usar essa palavra, além de confundir alhos com bugalhos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • O

      O Pragmático

      27/11/2020 21:10:56

      Pelos comentários dos não assinantes abaixo agora a ciência não serve. Eita esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fritzen

        27/11/2020 14:29:49

        A atual já é uma geração com QI menor do que de seus pais, pela primeira vez. E com uma ano perdido o desastre tende a ser maior...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          Jared280

          27/11/2020 13:05:27

          Retorno SEGURO às aulas? Só podem estar de BRINCADEIRA com a cara dos pais. Bem, considerando que o MITÔMANO MENTIROSO nega, agora, ter se referido à Covid-19 como "gripezinha", tudo é permitido. Inclusive profissionais meramente apelidados de "médicos" (sic) vir a público defender que, faltando cerca de DUAS SEMANAS, para o encerramento oficial do calendário pedagógico brasileiro (que é definido em lei, e somente com alteração desta, poderia ser estendido), é de alguma utilidade, ou valia, em plena segunda onda da pandemia, crianças e adolescentes retornarem às aulas. O bozonarismo é o fundo do poço: além de roubar a esperança, sugou o resto de inteligência do brasileiro.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Lúcio Domício

            27/11/2020 9:55:09

            Chegou no ridículo a intenção desses vaga.bundos de estender suspensão de aula presencial para 2021. Chega!!!! Crianças na escola em nada prejudica o combate a epidemia.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • J

              Jared280

              27/11/2020 13:06:25

              Você é BUHO assim desde que nasceu, ou pediu com todas as forças para ficar assim?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • R

            Rafael

            27/11/2020 1:31:27

            Esses médicos e boa partes dos leitores aqui acham que estão na Suiça, Finlândia, países de primeiro mundo, com pessoas educadas, estruturadas, bem pagas. Aqui é Brasil, lugar onde ter o carro x, o telefone y, morar no bairro b, estudar na escola p, é status, mas a educação que deve vir de casa é péssima, aí querem que as escolas eduquem e virem depósito de crianças para os pais terem um tempinho livre para bobagens

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • L

              Lúcio Domício

              27/11/2020 9:52:07

              bobagens tipo trabalhar e levar comida para casa...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • E

            Everaldo Basso

            26/11/2020 20:02:29

            Corta o salário dos professores marxistas que eles votam correndo pra sala de aula !!!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            3 Respostas
            • P

              Pelo bem da verdade

              ± 3 minutos

              Mais um DESINFORMADO OU TENDENCIOSO. Os professores já estavam trabalhando presencialmente em planejamento entre os dias 18 e 26 de janeiro, as escolas estavam abertas, poderia ter ido ver pra não postar bobagem. Quem fechou as escolas foi o governo e não o sindicato.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • P

              Pelo bem da verdade

              ± 3 minutos

              Esse comentário foi removido pelo usuário

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • J

              Jared280

              27/11/2020 13:07:14

              Já garantiu seu **** de feno por hoje. Pode ligar para o Planalto para saber onde recolher a ração diária.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • L

            leonardo Secco

            26/11/2020 18:31:22

            Aula já!!! Assim que reabriram as escolas para as atividades ditas "extracurriculares" enviamos nosso filho de 7 anos. Há quase um mês. Está sendo ótimo para ele. Melhorou o humor , a concentração , o apetite , a disposição , o sono e o interesse pelo conhecimento. É perigoso ? é insalubre? é arriscado? Até aqui temos a percepção que está ok. Por analogia gostaria que considerassem o problema dos hospitais: profissionais de saúde , tão expostos ou mais que os professores , estão morrendo? Há um surto incontrolável?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • O

              O Pragmático

              27/11/2020 21:05:41

              Jared280: vc tem filhos na escola? Viu a experiência dos outros países?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • J

              Jared280

              27/11/2020 13:09:42

              Mais um descolado da realidade, bozonarista puro: Curitiba tem, hoje, 93 dos leitos disponíveis para Covid-19, lotados. Já abrimos, só nesta semana, quase 50 leitos extras na rede pública. A rede particular já está praticamente esgotada. Crianças são os que menos desenvolvem sintomas, o que torna particularmente perigosa a exposição delas à Covid-19, já que são, por assim dizer, o vetor quase perfeito, para a enfermidade. Em que mundo você vive, sinceramente falando?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • I

            Isabelle Marques

            26/11/2020 18:31:01

            Desde o início, eu fui contra essa palhaçada de fechamento e trancamento das pessoas em casa. Parece que as pessoas ficaram loucas. O que os médicos dizem. agora, não é nada mais do que o lógico... os efeitos danosos do isolamento em muito ultrapassam as consequências ruins do próprio vírus. Que bom que alguns corajosos têm vindo à tona agora. Lampejos de lucidez.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • J

              Jared280

              27/11/2020 13:11:52

              Se você, e todos que defendem essa ideia desmiolada, forem fiadores da abertura de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, podem sair por aí e circular livremente, inclusive sem máscaras. Só recomendo que, se foram querer ser fiadores dessa insanidade, aumentem o limite dos cartões de crédito para o "infinito". Vai ser necessário.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            Araucária

            26/11/2020 17:03:51

            Passou da hora, no mundo inteiro já perceberam que escolas são prioritárias abertas, só aqui essa pelegada paulofreiriana fica de mimimimimimimimimimi......

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • P

              Pelo bem da verdade

              ± 0 minutos

              Araucária ......completamente descolado da realidade. Digno de pena.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • J

              Jared280

              27/11/2020 13:12:48

              Mais YDYOTHA convencido pelas mentiras pregadas pela extrema-direita. A gazetinha é uma cloaca a céu aberto, sinceramente...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • O

            O Pragmático

            26/11/2020 16:59:10

            Que país desenvolvido manteve tanto tempo as escolas fechadas? É preciso ganhar confiança com a experiência deles.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • O

              O Pragmático

              26/11/2020 16:53:20

              Se for esperar a vacina ou baixar os casos a numeros irrisórios, as crianças vão ficar mais um ano sem aula, justamente elas que não tem culpa alguma. Pelo menos fechem os bares para o número de casos diminuir.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • O

                O Pragmático

                26/11/2020 16:53:20

                Se for esperar a vacina ou baixar os casos a numeros irrisórios, as crianças vão ficar mais um ano sem aula, justamente elas que não tem culpa alguma. Pelo menos fechem os bares para o número de casos diminuir.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Flavio Pereira

                  26/11/2020 16:24:57

                  Na segunda guerra Mundial existiam médicos que usavam de seus conhecimentos para matar as pessoas. Na Europa como na Itália, Espanha e Portugal está aumentando o número de infectados e mortos pelo covid19. No Brasil, Estados Unidos as mortes voltaram a crescer. A aglomeração provoca mais contaminação e mais mortes, basta ver que depois da campanha política que ocorreu aglomeração os nossos hospitais aqui em Curitiba já estão com 80% de suas vagas ocupadas. Você confiaria num protocolo do governo nas escolas onde a vida de seu filho está em perigo?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • O

                    O Pragmático

                    27/11/2020 21:07:21

                    Rafael: vc tem filhos pequenos? Acho que não. Fala como um adolescente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Rafael

                    27/11/2020 1:34:15

                    Pessoal acha que está na Suiça....aqui nada funciona porque as pessoas e as crianças não tem educação. A volta as aulas só interessa para as escolas particulares e para pais que querem se livrar dos filhos por alguns momentos no dia

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • O

                    O Pragmático

                    26/11/2020 16:50:50

                    Médicos matavam pessoas! O que vc quer insinuar com isso? Além do quê, o retorno é Opcional.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  Flavio Pereira

                  26/11/2020 16:23:34

                  Na segunda guerra Mundial existiam médicos que usavam de seus conhecimentos para matar as pessoas. Na Europa como na Itália, Espanha e Portugal está aumentando o número de infectados e mortos pelo covid19. No Brasil, Estados Unidos as mortes voltaram a crescer. A aglomeração provoca mais contaminação e mais mortes, basta ver que depois da campanha política que ocorreu aglomeração os nossos hospitais aqui em Curitiba já estão com 80% de suas vagas ocupados. Você confiaria num protocolo do governo nas escolas onde a vida de seu filho está em perigo?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    exclui

                    26/11/2020 16:07:21

                    Esses médicos devem ser aqueles que receitam cloroquina, vermífugo e gasolina para salvar a Pátria. Quem é que vai segurar as crianças? Querem deixar as crianças doentes, impondo-lhes uma conduta de adultos, a transferência de vírus vai quintuplicar, aí os pais e os avós podem morrer e a culpa vai recair sobre as crianças, um dia elas entenderão, pena que os negacionistas não estarão aqui para prestarem contas...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • O

                      O Pragmático

                      27/11/2020 21:09:07

                      Culpa recair sobre crianças!!! Só militantes de extrema-esquerda pode falar um absurdo desse. Aliás, vcs ainda comem criancinhas?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcelo

                      26/11/2020 17:27:33

                      Exckui: vc é muito sem noção.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Patricia Villanueva

                    26/11/2020 15:34:33

                    Até que enfim um grupo em apoio à educação e não ao corporativismo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      Wander Leite

                      26/11/2020 15:11:31

                      Essa Gazeta cedeu mesmo aos interesses privados...enquanto isso, outros jornais paranaenses, inclusive do grupo, noticiam a superlotação dos hospitais, mas sem cobrar posturas das autoridades!!!!! É cristalina a acrise e a omissão da Gazeta!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcelo

                        26/11/2020 14:56:43

                        200% de acordo Caso contrário daqui a pouco além de hospital, vai faltar psicólogo e psiquiatra para as doenças mentais que estão aumentando a cada dia.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • J

                          Jared280

                          27/11/2020 13:14:30

                          Ao menos o "doente mental" tem tratamento, porque está vivo. O mesmo não dá para falar das mais de 170.000 pessoas mortas pela Covid-19, só no Brasil.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.