• Carregando...

Apesar de ser um dos principais temas presentes na Cúpula dos Povos, a coleta de lixo ficou de fora do evento no Aterro do Flamengo. Das cercas de 450 lixeiras instaladas, apenas 25 eram para materiais recicláveis. Nos três primeiros dias do evento, aberto oficialmente na sexta-feira, mais de 4 mil quilos de lixo não foram separados ou tratados para reciclagem.

Entre domingo e segunda-feira foram apenas 960 quilos de material reciclável coletados - cerca de 20% do total produzido no local desde o início do evento. Os dados são do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), que no domingo distribuiu no parque 25 sacos de coleta, com capacidade para 120 litros cada um. O restante do lixo foi recolhido pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que não separa o material.

Inicialmente, a organização do evento previa a instalação de equipamentos para triagem e prensa do material no aterro. As máquinas chegaram a ser levadas para o aterro, mas não puderam ser utilizadas pois não cabiam no estande destinado ao MNCR.

"Só descobrimos isso na sexta-feira e encontramos essa solução improvisada. Este evento era para ser um exemplo, mas infelizmente isso não aconteceu", lamentou Claudete Ferreira, coordenadora regional do MNCR e catadora há 21 anos.

A organização da Cúpula aponta desencontro entre as informações repassadas pelo movimento e também lamentou a falta do espaço de coleta e seleção dos resíduos. "Eram equipamentos muito pesados e que demandavam um sistema de energia trifásico, que não nos foi informado inicialmente", afirmou Suzana Crescente, uma das organizadoras. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]