• Carregando...
Prefeitos Park Won-Soon, de Seul, Eckart Wuerzner, de Heidelberg, Mpho Parks Tau, de Johannesburgo, Babatunde Fashola, de Lagos, Michael Bloomberg, de Nova York, Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, Mauricio Macri, de Buenos Aires e Gilberto Kassab, de São Paulo, aplaudem discurso do ex-presidente dos EUA Bill Clinton (na tela) (on screen), durante Cúpula dos Prefeitos (C-40), no Rio de Janeiro | AFP PHOTO / ANTONIO SCORZA
Prefeitos Park Won-Soon, de Seul, Eckart Wuerzner, de Heidelberg, Mpho Parks Tau, de Johannesburgo, Babatunde Fashola, de Lagos, Michael Bloomberg, de Nova York, Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, Mauricio Macri, de Buenos Aires e Gilberto Kassab, de São Paulo, aplaudem discurso do ex-presidente dos EUA Bill Clinton (na tela) (on screen), durante Cúpula dos Prefeitos (C-40), no Rio de Janeiro| Foto: AFP PHOTO / ANTONIO SCORZA

As maiores cidades do mundo comprometeram-se nesta terça-feira a reduzir em até 248 milhões de toneladas as emissões de gases de efeito estufa até 2020. O anúncio foi feito pelos prefeitos de Nova York, Michael Bloomberg, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, durante o encontro anual dos mandatários das maiores cidades do mundo (C-40), com 59 integrantes. Segundo os prefeitos, há potencial para reduzir as emissões em cerca de 1,3 bilhão de toneladas até 2030, mais do que o México e o Canadá poluíram juntos em 2008.

Paes afirmou que o compromisso do C-40 não é apenas uma carta de intenções, mas sim um desafio assumido pelos municípios. "A cidade se sente obrigada a cumprir os desafios assumidos aqui. O Rio será guardião desse desafio."

"As megacidades já estão implementando estratégias de redução de gases de efeito estufa. Todas as cidades do grupo C-40 têm programas. Não esperamos os governos nacionais tomarem a dianteira e aprovarem recursos", disse Bloomberg que também é o presidente do grupo C-40. Ele citou Nova York como exemplo e disse que a cidade reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 13% nos últimos cinco anos.

Bloomberg também anunciou o lançamento de uma parceria com o Banco Mundial que vai criar um site com as melhores práticas entre as cidades do C-40, além de identificar similaridades entre políticas, estratégias de financiamento e parcerias sustentáveis.

A reunião começou ontem no Forte de Copacabana, na zona sul, e continua durante todo o dia de hoje, paralelamente à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Em 2011 esse grupo de cidades respondeu por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) global ou US$ 13 trilhões de dólares. Essas cidades também são as que mais poluem no planeta e detém 14% das emissões globais de gases de efeito estufa. A previsão é de que, se nada for feito, em 2030 essas cidades produzirão 2,3 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa.

O C40 foi criado em 2005 e reúne as maiores cidades do mundo com o objetivo de criar ações locais sustentáveis por meio de troca de experiências, assistência técnica e parcerias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]