• Carregando...

O espírito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, está se espalhando pelas escolas e universidades. Nunca se falou tanto sobre ecologia nas salas de aula. O câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, por exemplo, vai sediar mesas de discussões que, organizadas com a ajuda de professores e estudantes, terão a presença de cientistas e autoridades de diferentes países. Já a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) está promovendo um concurso de curtas-metragens ambientais. E as 14 escolas, públicas e privadas, do bairro da Gávea, na Zona Sul, criaram um fórum ambiental e vêm realizando encontros visando à sustentabilidade local.

Todos esses trabalhos são motivados pelo megaevento que acontece de 13 a 21 de junho. Batizado de "Como será verde o meu vale nos próximos 20 anos?", o fórum de escolas da Gávea tem o objetivo de envolver os estudantes com os temas da Rio+20. A proposta é discutir como alunos e professores podem fazer do bairro um lugar mais ecologicamente correto. "Será muito interessante ver o debate entre estudantes de instituições públicas e privadas para pensar os problemas e possíveis soluções", comenta a diretora do Colégio Teresiano, Glória Fátima do Nascimento.

No Teresiano, os alunos estão colocando as mãos na massa. Eles fizeram uma excursão ao Parque da Cidade para identificar seus problemas. A ideia, agora, é criar propostas para levar às autoridades públicas. "Há poucas lixeiras no parque. Vimos embalagens deixadas embaixo de árvores que, depois das chuvas, podem se tornar foco de dengue", diz Ana Luísa Neves, de 10 anos.

No Colégio pH, que já tem coleta seletiva em todas as unidades, o assunto Rio+20 será integrado numa gincana. Em uma das provas, os estudantes montarão objetos utilizando garrafas PET, latinhas de alumínio e outros materiais descartados. Já no Colégio Notre Dame, em Ipanema, alunos de 11 a 13 anos farão uma simulação da Rio+20 . Cada turma representará a delegação de um país. Estarão em pauta temas como energia, agricultura e água. Ao fim do evento, será divulgado um documento em prol do desenvolvimento sustentável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]