• Carregando...
Projeto despeja recifes artificiais em Pontal do Paraná | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Projeto despeja recifes artificiais em Pontal do Paraná| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Reconhecimento

Conheça outras práticas vencedoras da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil:

Atividade Apícola Associativa do Alto Turi, da Associação dos Apicultores da Região, de Santa Luzia do Paruá (MA): a estratégia beneficia 700 apicultores, contribuindo para a manutenção e preservação ambiental e pela geração de emprego e renda para as famílias.

Rede de Catadores Cata Bahia, do Pangea Centro de Estudos Socioambientais (BA): a rede solidária de coleta e comercializa materiais recicláveis que beneficiam catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas em 10 municípios baianos.

Banco Comunitário Capivari e Moeda Social Capivari, da prefeitura de Silva Jardim (RJ): pequenos empreendedores contam com um banco local e uma moeda específica, movimentando a economia da cidade e formando alfabetizadores de jovens e adultos. (ST)

A Associação MarBrasil, de Pontal do Paraná, Litoral do estado, foi uma das 20 vencedores do 4.º Prêmio ODM Brasil , apoiado pela Nações Unidas, no último dia 30, em Brasília. O prêmio foi pelo projeto Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), que utiliza recifes artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros na região.

A iniciativa tem ajudado a fortalecer a reprodução de espécies marinhas que eram apontadas como escassas na região de Pontal do Paraná. De acordo com o diretor executivo da associação, André Petick Dias, o programa surgiu a partir da comprovação da diminuição de estoques pesqueiros, que vem sendo revertida pelo projeto. "Peixes como robalo, garoupa, paru, e o peixe-porco começaram a ser constantemente vistos na região e isso é resultado dos recifes artificiais que têm possibilitado um aumento de produção primária, como plâncton, fotoplâncton e zooplâncton, que são a base da cadeia alimentar marinha", afirma.

Os recifes artificiais são blocos de concreto instalados no fundo do mar. Os blocos funcionam como abrigo, recrutamento de larvas e micro-organismos que colonizam esses objetos e servem como alimento para diversas espécies marinhas, contribuindo para o aumento da biodiversidade na região. De acordo com Dias, o recife funciona como uma espécie de poupança de recursos marinhos. Em Pontal do Paraná são 10 pontos com 120 estruturas.

Objetivos do milênio

O projeto Rebimar foi o único do Paraná a receber o prêmio ODM Brasil. Criado em 2004, pelo governo federal, o prêmio reconhece programas e iniciativas que contribuem para a realização dos oito Objetivos do Milênio, entre eles promover a "Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente".

Para Dias, o prêmio traz credibilidade para a iniciativa. "Ficamos contentes com essa conquista. É um reconhecimento nacional, que dá visibilidade nacional a nossa iniciativa", afirma.

O prêmio ODM Brasil recebeu nesta edição 1.638 inscrições, das quais 720 de organizações e 918 de prefeituras. Deste total, 51 foram pré-selecionadas e visitadas por um Comitê Técnico formado por integrantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Escola Nacional de Administração Publica (Enap).

O projeto Rebimar foi criado em 2005 e conta com parceiros como a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), com financiamento da Se­cretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e apoio do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná e Instituto Federal do Paraná – câmpus Paranaguá. Desde 2010 a iniciativa é patrocinada pelo programa Petrobras Ambiental, da Petrobras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]