• Carregando...
Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária | Divulgação/Terezinha Vareschi/Apave
Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária| Foto: Divulgação/Terezinha Vareschi/Apave
  • Reserva Airumã, no bairro Santa Felicidade, foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM)
  • Espaço localiza-se na Avenida Fredolin Wolf, no bairro Santa Felicidade
  • Reserva, no bairro Santa Felicidade, servirá à pesquisa e à educação ambiental

A Reserva Airumã, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária. O decreto foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) na quinta-feira (21) e instituiu a 12ª RPPNM de Curitiba.

"Temos de preservar as reservas de mata nativa em áreas urbanas e incentivar que propriedades particulares com remanescentes da floreta de Araucária sejam transformadas em RPPNM", afirmou Terezinha Vareschi, proprietária da Reserva Airumã e presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave).

Ela afirmou que o espaço servirá à pesquisa e também à educação ambiental. A partir do segundo semestre, a ideia é levar estudantes para conhecer o local e conscientizá-los sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. "O nosso objetivo é abrir à Reserva Airumã às escolas três vezes por semana", afirmou Terezinha.

O espaço não será aberto ao público em geral. Segundo a proprietária, a medida será adotada para minimizar o impacto ambiental e preservar a Reserva Airumã. Especialistas trabalham na elaboração do plano de manejo do local, que irá determinar a capacidade de pessoas que a RPPNM poderá receber por vez.

Reserva Airumã

A Reserva Airumã pertence à família de Terezinha Vareschi há 25 anos. O espaço localiza-se na Avenida Fredolin Wolf, no bairro Santa Felicidade.

Com a transformação em RPPNM, a presidente do Apave espera que os empresários ajudem a manter a área e isso será feito por meio da compra de títulos de potencial construtivo. Segundo ela, a preservação da propriedade será feita também com o auxílio do Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS), iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

Reserva Airumã

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]