• Carregando...
José Mourinho teve o contrato renovado com o Real Madrid até 2016 | AFP
José Mourinho teve o contrato renovado com o Real Madrid até 2016| Foto: AFP

A 5ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e o 4º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, realizados neste domingo (16) em Foz do Iguaçu, na região oeste, fez um importante alerta à população sobre o descarte correto de aparelhos eletrônicos. Para participar, cada competidor tinha que doar dois quilos de alimentos e levar o aparelho a ser arremessado pelos ares.

No Arremesso de Celular, na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com Ricardo Borges de Oliveira, com 99,17 metros. Já no feminino, Anieli Maria Alves atingiu a marca de 63,26 metros. "É a primeira vez que participo do torneio e fico muito feliz, por ter ganhado e por ter aprendido mais sobre o descarte correto do lixo eletrônico", comemorou Ricardo Borges, de 19 anos.

E se o objetivo da competição era mesmo conscientizar a população, na família de Valdir Rinaldi deu certo. Ele levou os filhos Pedro e Carolina, de 13 e 11 anos para competirem. "Viemos para brincar, mas sabemos que os celulares que estavam guardados lá em casa numa gaveta não podiam ser simplesmente jogados na lixeira de casa, e aqui encontramos a maneira certa de descartá-los", revelou Rinaldi.

Já a competição de Arremesso de Notebook, a única no mundo neste formato, arrecadou 20 computadores para descarte e teve como vencedor Calixto Adelino Junior, que atingiu 34,41 metros. "O objetivo das competições não é quebrar recordes, mas sim conscientizar a população sobre os perigos do descarte do lixo eletrônico de forma incorreta", destacou o coordenador do evento, Gabriel Santos.

Além dos 20 notebooks arrecadados, a organização recebeu mais de 400 celulares, mas, sem antes, serem arremessados pelos competidores. A empresa iguaçuense, Krefta Tecnologia em Serviços ficou responsável por receber esses materiais e dar a destinação correta. "Primeiro vamos separar os aparelhos por tipo e componentes e, depois, vamos encaminhar para empresas de reciclagem em São Paulo, Curitiba e Cascavel", explicou a engenheira ambiental da empresa, Gabriela Krieger.

Descarte consciente

Os iguaçuenses que não puderam participar do evento, mas têm em casa algum aparelho eletrônico sem uso, podem entrar em contato com a empresa Krefta Tecnologia, pelo telefone (45) 3029-6200, e receber orientações sobre o descarte do lixo eletrônico.

Segundo a engenheira ambiental, Gabriela Krieger, a partir de 2014 deve entrar em vigor no Brasil uma lei que regulamenta o descarte correto de lixos eletrônicos em todos os municípios do país. A ideia é proibir que qualquer material reciclável se misture com o lixo doméstico nos aterros sanitários.

"Essa regulamentação vai contribuir e muito com o meio ambiente e com a saúde dos seres humanos, pois sabe-se que os equipamentos eletrônicos contêm metais pesados em sua composição e que esses resíduos, quando expostos ao meio ambiente causam sérios dados à saúde, tanto dos seres humanos, quanto das plantas e animais", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]