• Carregando...

Samya Abreu é uma aluna de 5.° ano do ensino fundamental da cidade de Maranguape, vizinha a Fortaleza (CE), e tem rodado o Brasil para participar de programas de televisão e eventos voltados para a mulher, sempre como convidada especial, para declamar um cordel sobre a Lei Maria da Penha. A menina de 9 anos recita esses poemas populares, impressos em folhetos, que caracterizam uma das mais tradicionais manifestações literárias do Nordeste.

A mãe de Samya, Joana Layanne Abreu, diz que a filha é apaixonada por cordel desde muito pequena e decora versos ou textos inteiros com facilidade. Além disso, tem o dom da interpretação e gosta de se apresentar em público.

Samya Abreu, 9 anos, participando de programa de televisão
Samya Abreu, 9 anos, participando de programa de televisão| arquivo pessoal Joana Abreu

As apresentações costumavam ser só para a família, até que, em 2018, a menina decorou o cordel Lei Maria da Penha, composto pelo artista cearense Tião Simpatia para divulgar a legislação de combate à violência contra a mulher. Samya iria com os pais a uma cerimônia na Casa da Mulher Brasileira de Maranguape, justamente para celebrar os 12 anos de promulgação da lei. Acabou convidada a declamar o cordel diante da própria Maria da Penha, a mulher que inspirou a lei.

Um vídeo gravado lá, e publicado em redes sociais, inspirou o convite para que ela participasse do Congresso Estadual da Mulher Advogada da OAB-SP, no mês seguinte, e o vídeo de Samya nesse novo evento viralizou no Facebook, onde as postagens mais acessadas superam 10 milhões de visualizações.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data criada para ajudar a ampliar a reflexão e a conscientização sobre os direitos da mulher, Samya Abreu aceitou mais um convite e gravou um vídeo especial para os leitores da Gazeta do Povo, declamando o cordel. Clique no play no quadro que abre esta reportagem e observe a desenvoltura da menina, enquanto aprende um pouco mais sobre o que diz a lei Maria da Penha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]