i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pesquisa

Metade dos paranaenses que fumam não planeja parar

No Paraná, o total de fumantes chega a 18,4% da população com idade igual ou superior a 15 anos

  • PorGladson Angeli
  • 27/11/2009 13:37

Metade das pessoas que fumam no Paraná não tem intenção de deixar o cigarro. É o que revela estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (27). O levantamento aponta que 24,6 milhões de brasileiros de 15 anos ou mais fumavam derivados de tabaco em 2008, o que correspondia a 17,2% da população nessa faixa etária. No Paraná, o total de fumantes chegava a 18,4% da população.

Segundo o documento, 93% dos 24,6 milhões de fumantes brasileiros conhecem os malefícios do produto, como o câncer de pulmão, o ataque cardíaco e o derrame. Mesmo assim, 49% deles afirmaram que não pensam em largar o cigarro. No Paraná este número é ainda maior. Um total de 51% dos fumantes disse que não tem intenção de parar.

O grande problema é que apenas 7% dos fumantes disseram que planejam para imediatamente; 11% pensam em parar nos 12 meses seguintes e 33% mencionou a intenção de parar algum dia, mas não nos 12 meses seguintes à entrevista.

A Pesquisa Especial do Tabagismo analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2008 e seguiu metodologia de estudos internacionais. O objetivo é auxiliar na elaboração de políticas de combate ao fumo no país.

Quantidade

Maior parcela dos fumantes diários consome entre 15 e 24 cigarros por dia, segundo o levantamento. O primeiro cigarro do dia, revelou a pesquisa, é fumado por 21% dos usuários apenas cinco minutos depois de acordar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.