• Carregando...

Metade das pessoas que fumam no Paraná não tem intenção de deixar o cigarro. É o que revela estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (27). O levantamento aponta que 24,6 milhões de brasileiros de 15 anos ou mais fumavam derivados de tabaco em 2008, o que correspondia a 17,2% da população nessa faixa etária. No Paraná, o total de fumantes chegava a 18,4% da população.

Segundo o documento, 93% dos 24,6 milhões de fumantes brasileiros conhecem os malefícios do produto, como o câncer de pulmão, o ataque cardíaco e o derrame. Mesmo assim, 49% deles afirmaram que não pensam em largar o cigarro. No Paraná este número é ainda maior. Um total de 51% dos fumantes disse que não tem intenção de parar.

O grande problema é que apenas 7% dos fumantes disseram que planejam para imediatamente; 11% pensam em parar nos 12 meses seguintes e 33% mencionou a intenção de parar algum dia, mas não nos 12 meses seguintes à entrevista.

A Pesquisa Especial do Tabagismo analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2008 e seguiu metodologia de estudos internacionais. O objetivo é auxiliar na elaboração de políticas de combate ao fumo no país.

Quantidade

Maior parcela dos fumantes diários consome entre 15 e 24 cigarros por dia, segundo o levantamento. O primeiro cigarro do dia, revelou a pesquisa, é fumado por 21% dos usuários apenas cinco minutos depois de acordar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]