• Carregando...

A provável formação de um sistema de baixa pressão no fim deste domingo (7) poderá provocar chuva e ventos fortes no litoral de Santa Catarina, do Paraná e no norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), no nordeste do Rio Grande do Sul, as rajadas de ventos devem chegar a 80 km/h entre a noite de domingo e a segunda-feira (8).

"Estamos acompanhando a evolução do fenômeno que pode formar um ciclone extratropical", diz ao G1 a meteorologista Kellen Andrade, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). "Vamos analisar bem todas as possibilidades, pois os ventos podem chegar a mais de 150 km/h."

A nebulosidade e as de pancadas de chuva devem permanecer em grande parte do país neste domingo. Em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro haverá chuva forte devido ao aumento da temperatura e a umidade. O dia será de sol entre algumas nuvens no Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. No interior do país as temperaturas estarão elevadas durante todo o dia.

Sul

Neste domingo, no leste e centro do Paraná, norte de Santa Catarina e no sul do Rio Grande do Sul o céu ficará nublado com pandas de chuva a qualquer hora do dia e em pontos isolados. De acordo com o Cptec/Inpe, a tempestade deve ocorrer por causa de um sistema de baixa pressão, que está sendo monitorado pelo órgão desde quinta-feira (4). Há ainda a probabilidade de chuvas fortes no período. Entre segunda e terça-feira, o fenômeno também deverá provocar chuva intensa, principalmente, no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Sudeste

Em grande parte de São Paulo, no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais a previsão é de sol com nebulosidade e pancadas de chuva em pontos isolados. No oeste de São Paulo, o sol aparece entre poucas nuvens. No centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Em alguns pontos poderá chover forte.

Centro-Oeste

Em boa parte de Mato Grosso do Sul haverá sol entre poucas nuvens. No centro-norte de Mato Grosso e de Goiás e no norte de Minas Gerais a previsão é de sol com variação de nuvens e possibilidade de pancadas isoladas de chuva a qualquer hora do dia. Em alguns pontos poderá chover forte. Nas demais áreas da região, o sol aparece com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva.

Norte

Em Roraima, no noroeste do Pará e no Amapá o sol aparece entre nuvens e há riscos de e pancadas de chuva. Nas demais áreas o céu ficará nublado com pancadas de chuva isolada. Em alguns pontos poderá chover forte.

Nordeste

No fim de semana, em grande parte do Maranhão, do Piauí e do centro-oeste e sul da Bahia, o tempo estará nublado, com fortes pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O sol aparece entre poucas nuvens em Rondônia, Pernambuco e Alagoas. Nas demais áreas da região, o sol aparece com nebulosidade variável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]