• Carregando...

O primeiro Território de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) do Ministério da Justiça no Paraná, será em São José dos Pinhais, o segundo município mais populoso da região metropolitana de Curitiba.

O lançamento do programa será nesta quinta-feira (17), na comunidade de Guatupê que receberá 12 ações sociais de segurança pública que serão implantadas simultaneamente para reduzir a violência na região.

Segundo o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, serão investidos R$ 64 milhões em 8 municípios da região metropolitana. "Foram selecionados os municípios que têm maior índice de violência. A taxa de homicídios em São José (dos Pinhais) é de 40 para cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional é de 28 homicídios por 100 mil. É um dos três municípios mais perigosos do país ocupando a posição de número 93", disse o secretário.

Serão investidos R$ 7,1 milhões em projetos para jovens, profissionais de segurança pública e mulheres com potencial de liderança, para orientar adolescentes à beira da criminalidade. Os próximos municípios a contar com o Território de Paz, no Paraná serão: Pinhais, Piraquara, Colombo, Araucária, Campo Largo, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul.

De acordo com Teixeira, o projeto já foi implantado em três estados com sucesso. "Em Recife, no bairro Santo Amaro, o mais violento da capital, a redução da violência foi de 76%. Os homicídios por mês caíram de 10 para 2. Estamos conseguindo vencer a batalha da violência também no Rio de Janeiro, reduzindo a criminalidade", disse Ronaldo Teixeira à Agência Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]