• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff (PT) suspendeu, nesta terça-feira (19), o transporte de refugiados haitianos do Acre para São Paulo e outras cidades brasileiras.

A medida foi tomada depois de o prefeito paulistano, Fernando Haddad (PT), reclamar, nesta terça (19), que não fora informado pelo governador acriano, Tião Viana (PT), da nova leva de 968 migrantes que chegaria à cidade.

O Ministério da Justiça firmou convênio de R$ 1 milhão com o Acre neste ano para viabilizar a distribuição de haitianos pelo país. Depois do envio de haitianos a São Paulo sem aviso, a pasta informou que não permitirá as viagens até que haja um plano de acolhimento.

A prefeitura disse que procura terreno para um abrigo de emergência.

Haddad afirmou que “fará o melhor” para receber essa população e criticou a falta de comunicação. “Estabelecemos um protocolo, que estava funcionando bem, mas desta vez não fomos informados com antecedência.”

O Ministério da Justiça disse, em nota, que “concorda” que as ações devam ser “coordenadas entre vários órgãos do governo federal, Estados e municípios”.

O governo acriano considera a situação “delicada” e diz que esgotou sua possibilidade de ação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]