• Carregando...
Na Rua João Negrão, perto do terminal do Guadalupe, moradores de rua instalam colchões e dividem a calçada. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Na Rua João Negrão, perto do terminal do Guadalupe, moradores de rua instalam colchões e dividem a calçada.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O telefone do 156 toca 43 vezes por dia, em média, com pedidos para que a Fundação de Ação Social (FAS) resgate moradores de rua em Curitiba. Foram quase 16 mil telefonemas em 2014. O dado reforça a impressão de quem caminha pelo Centro da cidade. A questão do povo da rua está mais visível, embaixo das marquises, nas praças, viadutos, nas mais diversas ruas. Na última semana, a reportagem da Gazeta do Povo chegou a contar 104 moradores de rua espalhados pela região central (confira no mapa).

Convencer a aceitar ajuda é um desafio

Os principais obstáculos para o melhor atendimento à população de rua são a falta de estrutura física –não há vagas para todos –e a dificuldade de convencer os moradores a deixar a rua. “Não adianta nada ir para FAS. Lá é banho e tosa. E eu não sou cachorro”, reclamou um dos moradores de rua, que estava na Rui Barbosa.

Leia a matéria completa

Sem um censo oficial ou crescimento nos registros de atendimentos, a FAS não consegue definir se a população de rua aumentou. O número de atendimentos feitos pelo município é de 3,3 mil ao ano.

FAS lançará campanha contra doações

No segundo semestre de 2015, a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba lançará uma campanha publicitária contra a doação de comida, roupas ou esmola para os moradores de rua. O objetivo é desestimular a permanência ao relento e, assim, facilitar a aproximação dos servidores que pretendem levar os moradores para as unidades.

Leia a matéria completa

Somente a Praça Rui Barbosa tem onze pontos com 30 moradores de rua. Em uma das principais avenidas da cidade, a Sete de Setembro, as marquises dos edifícios viraram acampamentos. O perfil daqueles que fazem das calçadas suas casas varia muito. A reportagem encontrou um homem que recentemente saiu do Complexo Penal de Piraquara após cumprir pena por roubo. Outros são dependentes de crack, pessoas vindas de outros estados e dependentes de álcool. Também estavam na rua um idoso que ficou sem ter onde morar quando os filhos dividiram o único terreno dele, alguns casais, crianças e muitos que não querem ajuda de ninguém.

Complexidade

O número de ligações feitas para o resgate social da FAS revela uma população incomodada. Mas o problema vai além do desconforto causado aos comerciantes e habitantes da região central. Os moradores de rua têm o direito de estar onde estão. Em um dos edifícios na Avenida Sete de Setembro, um condomínio reclama constantemente da presença dos vizinhos da rua. No local, toda noite um grupo dorme na marquise do imóvel. “Eu acabo ajudando, mas já criaram problemas. Eles brigam, aparecem traficantes aqui”, contou uma moradora, que pediu para não ser identificada. Apesar disso, a compaixão acaba vencendo o incômodo. “Eu sou contra ajudar. Só dou comida”, diz outra moradora.

Um potencial motivo para a sensação de aumento no número de moradores de rua é o recente fechamento da Central de Resgate Social na Rua Conselheiro Laurindo, no Centro. Foram abertas outras unidades, na Avenida Getúlio Vargas (230 vagas) e outra para mulheres e público LGBT na Rua Desembargador Westephalen (50 vagas). “Não sabia da mudança. Nem fomos avisados direito”, comentou um morador de rua, que pediu para não ser identificado. Já Claudete Garcia, de 38 anos, falou que agora o acesso ficou mais difícil, pois estava acostumada a ir à Central.

O centro dos moradores de rua

Em dois dias, reportagem localizou 104 moradores de rua. Embora não haja um censo que comprove aumento do número do povo da rua, é perceptível o crescimento deles no Centro da cidade. Somente ano passado FAS recebeu quase 16 mil ligações para resgate social.

+ VÍDEOS

O que faz a FAS?

Além de acolhimento em suas unidades e o resgate social, a FAS é responsável também pelo encaminhamento dos moradores de rua para toda rede de atendimento de serviços públicos, como confecção de documentos, encaminhamento para estabelecimentos de saúde e clínicas para tratamento de dependência. O trabalho engloba ainda a tentativa de retorno familiar.

Número de vagas aumentou

Em 2012, eram 515 vagas de acolhimento (somente em entidades conveniadas)e a capacidade de atendimento de 210 pessoas nos três Centros Pop existentes. Atualmente, são 846 vagas de acolhimento (500 em seis unidades oficiais, 346 em entidades conveniadas) e capacidade de atendimento de 420 pessoas em seis Centros Pop. Além disso, há outras 356 vagas para acolhimento de públicos específicos, como idosos e dependentes químicos, em entidades conveniadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]