• Carregando...
Prazo para limpeza de cemitérios em Londrina é dia 30, para pintura é dia 29 e para reforma é dia 30 | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Prazo para limpeza de cemitérios em Londrina é dia 30, para pintura é dia 29 e para reforma é dia 30| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

Quem pretende limpar, pintar ou reformar os túmulos nos cemitérios de Londrina, norte do Paraná, para o Dia de Finados deve ficar atento aos prazos estipulados pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf). O último dia para limpeza é 30 de outubro; para pintura, dia 29; e para reforma, dia 28.

Conforme a superintentende da Acesf, Camila Kauam Menezes, os mais de 50 funcionários que vão trabalhar no dia foram orientados a não deixar ninguém entrar com baldes ou outros materiais de limpeza, pintura ou reforma nos cemitérios a partir do dia 31. "Nesses dias não será permitido nenhum serviço de limpeza, pintura ou reforma. A gente pede que as pessoas fiquem atentas ao prazo", ressalta Camila. Para realizar algum tipo de reforma em túmulos, é preciso retirar licença prévia na Acesf.

A Acesf estima que entre 150 a 200 mil pessoas passem pelos seis cemitérios na área urbana da cidade no Dia de Finados. Na região leste, estão o São Paulo, o Padre Anchieta e o Parque das Oliveiras. Os cemitérios São Pedro e João XXIII se localizam na região central, além do Jardim da Saudade, na região norte. Existem ainda sete na área rural e um espaço particular.

Até agora, foram preenchidas 132 das 300 vagas disponibilizadas para vendedores ambulantes que vão comercializar velas, flores, entre outros itens, nos diversos cemitérios da cidade.

Dengue

Camila informa ainda que equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão nos cemitérios para orientar as pessoas, com folhetos informativos, sobre a prevenção contra a dengue. "Pedimos que o pessoal oriente para não haver conseqüências nesse dia nem depois do Finados", afirma. De acordo com a assessoria da prefeitura, o policiamento também será reforçado.

Tecnologia

Para facilitar a busca por sepulturas por quem esqueceu ou não sabe a localização exata, a Acesf vai instalar pelo menos um computador em cada cemitério da cidade. Para consultar é necessário ter nome, sobrenome ou alguma outra referência da pessoa falecida.

Finados

Rezar pelos falecidos é um costume católico desde o primeiro século depois de Cristo, cuja crença é a de uma vida eterna após a morte. A partir do século V a Igreja passa a dedicar um dia do ano aos mortos e do século XIII em diante o Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro, com missas e celebrações em homenagem aos que já se foram.

Serviço: A Acesf fica na Av. Juscelino Kubitschek, nº 2.948. O telefone é (43) 3323-7275.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]