• Carregando...

Se a paixão por fotografia foi a responsável pela entrada de Luiz Carlos Dohms na imprensa, nos anos 50, foi o faro jornalístico aguçado e a correção textual que o levaram do departamento de imagem para a redação, poucos anos depois. Trabalhou como repórter fotográfico no extinto Correio do Paraná, antes de ingressar na Gazeta do Povo, na mesma função, no início da década de 60.

Pouco tempo depois, trocou os cliques pela máquina de escrever. "Ele escrevia muito bem, tinha talento. Éramos setoristas. Ele cobria abastecimento, controlava os preços, dominava bem o assunto. Fazia excelentes matérias, em comparação com os concorrentes", recorda Celso Nascimento, colunista da Gazeta, que trabalhou 18 anos com Dohms, ou, simplesmente, "Luizinho".

Por muitos anos, o jornalista foi o responsável pela coluna Entrelinhas. "Ele tinha um troféu de 100 horas sem dormir. Ficou 100 horas acordado para fazer uma reportagem", conta a filha Raquel. Dedicação, honestidade e alegria eram marcas registradas no repórter. "Ele prezava muito aos valores. Era um sujeito amigo dos amigos. Todo aniversário era infalível, ele ligava para me cumprimentar, durante uns 30 anos. Até que, há uns quatro anos, deixei de receber ligações", lembra Nascimento.

Na década de 70, Dohms deixou a redação da Gazeta do Povo e foi trabalhar na comunicação da Secretaria Estadual de Agricultura, onde permaneceu até a aposentadoria. Teve dois filhos – um já falecido. Brincalhão, costumava "narrar reportagens" e contar histórias, quando estava com a família. Também não dispensava uma praia. "Estava sempre brincando, rindo, com crianças, com adultos. Só tenho a agradecer por tudo o que me deu, foi um pai exemplar", diz Raquel.

O Sindicato dos Jornalistas do Paraná emitiu nota se solidarizando com familiares e amigos de Dohms. "Durante sua trajetória, sempre esteve próximo ao Sindicato, sua matrícula é de número 83, sindicalizado no dia 08/02/1961."

Luiz Carlos Dohms faleceu na quarta-feira (19), aos 81 anos, vítima de um problema cardíaco súbito. Deixa esposa, filha e quatro netos. O sepultamento ocorreu às 15 horas da quinta-feira (20), no Cemitério Municipal de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]