• Carregando...

Motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza (CE) iniciaram nesta terça-feira (7) greve por reajuste nos salários e em benefícios. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o presidente do Sintro-CE (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará), Domingos Neto, a categoria manterá 60% dos veículos circulando no horário de pico e 40% nos demais horários.

Durante o período da manhã, vários ônibus tiveram os pneus furados na Rua Tristão Gonçalves, no centro de Fortaleza, próximo à sede do sindicato.

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar estavam no local, mas não houve confrontos. De acordo com o assessor de comunicação da PM, tenente coronel Andrade Mendonça, uma pessoa foi presa por furar o pneu de um veículo. O efetivo da PM também está em outros locais de concentração dos manifestantes no centro e, também, nos terminais de integração.

A Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) informa que 70% dos ônibus estão circulando e que a redução na frota abrange duas empresas.

Em nota, o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará) informou que pede às empresas associadas que mantenham 100% da frota circulando.

Além disso, solicitou ao Tribunal Regional do Trabalho o estabelecimento de 80% dos ônibus funcionando nos horários de pico e de 60% nos demais horários. O sindicato também mantém equipes de manutenção consertando e trocando os pneus furados dos veículos.

O Sintro rejeitou nesta segunda (6), durante reunião de dissídio coletivo na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) no Ceará, a proposta do Sindiônibus de reajuste de 8,34% no salário. Os trabalhadores exigem 13% de reajuste, mais vale-alimentação de R$ 13, cesta básica de R$ 130, 100% do plano de saúde pago pelas empresas e redução da jornada de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]