• Carregando...
Licitação do governo do estado definirá coleta de lixo na temporada | Hedeson alves/Gazeta do Povo
Licitação do governo do estado definirá coleta de lixo na temporada| Foto: Hedeson alves/Gazeta do Povo

Mesmo antes do início da temporada, o lixo já se acumula no Litoral. O número de turista é maior do que o esperado, porque muitos veranistas optaram por passar as férias no Litoral paranaense, devido às catástrofes que atingiram Santa Catarina, o que aumentou em torno de 20% nos 12 primeiros dias de dezembro. A afirmação é de Heitor Kasecker, gerente de controladoria da Transresíduos - empresa responsável pela coleta de lixo fora do período de temporada em Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba.

"Normalmente, o movimento só começa depois do dia 23 de dezembro. Mas com tudo o que aconteceu em Santa Catarina, muitas pessoas vieram para o nosso litoral", conta Kasecker.

Kasecker explica que o contrato para os meses fora da temporada de verão é feito com a prefeitura de cada município. A licitação prevê que três caminhões façam a coleta de lixo em Matinhos, três em Guaratuba e dois em Pontal do Paraná. No entanto, a quantidade de lixo para essa época – antes da temporada – já é muito maior do que o esperado e a empresa não tem dado conta de atender a demanda.

A Trasresíduos enviou uma solicitação às prefeituras para que seja feito um contrato emergencial, para que um caminhão extra também passe a recolher o lixo nessas cidades.

Pregão

A questão só será resolvida quando forem conhecidos os vencedores do pregão eletrônico para a coleta do lixo durante a temporada. A organização da licitação é de responsabilidade do governo do Estado e a gestão ocorre de forma diferente. Existem três lotes e cada empresa pode vencer a licitação em apenas um lote. Do lote 1 fazem parte Pontal do Paraná e Paranaguá; o lote 2 é composto por Guaratuba; e o lote 3 abrange os municípios de Antonina e Morretes.

No entanto, de acordo com Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), ainda não há previsão para que sejam conhecidos os vencedores do pregão, e nem para que essas empresas assumam a coleta do lixo dos seus respectivos lotes.

Segundo Kasecker, da Transresíduos, o contrato com as prefeituras prevê que a empresa deixará de fazer a coleta somente quando os vencedores já estejam prontos para assumir o trabalho.

Em 2007, a Transresíduos foi a vencedora do pregão para o lote de Guaratuba. E, de acordo com Kasecker, dez caminhões recolheram o lixo orgânico da cidade durante a temporada.

Em frente às casas, a quantidade de lixo e entulhos amontoados chamam atenção. Na Avenida Londrina, em Caiobá, os entulhos estão sem remoção há pelo menos um mês. Além de lixo orgânico, folhas de árvores e até materiais de construção, como um vaso sanitário, foram encontrados. A situação se repete em Guaratuba.

"Perdi a conta de quantas vezes pedimos a retirada dos entulhos. A prefeitura já nem nos atende mais. A sorte é que não temos problemas de enchente, pois esse lixo já está tapando os bueiros", conta o morador do terreno em frente ao entulho, o cabeleireiro Adir Ribas, morador da cidade Matinhos. "Tem gente que está pagando por conta para fazer a limpeza. Só que sai caro, quase R$ 200 por caminhão", diz.

Segundo Marco Antonio Dal'Lin, secretário municipal de Obras, Viação e Serviços de Guaratuba - responsável pela coleta de lixo orgânico e entulhos no município – a prefeitura ainda não foi informada sobre o acordo oferecido pela Transresíduos. O secretário informou ainda que foi feita uma pareceria com o governo do estado, que já teria enviado equipes para auxiliar na resolução do problema do lixo.

A reportagem está tentando contato com a prefeitura de Matinhos, mas não está encontrando o responsável que fale pela coleta de lixo nas cidades.Você acha que tem muito lixo nas ruas do litoral? Opine no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]