• Carregando...

A Promotoria de Justiça de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do estado, ingressou, na terça-feira (30), com ação civil pública com o objetivo de garantir a preservação de um prédio histórico localizado no município. Na ação, o Ministério Público (MP) cobra do Estado e da Prefeitura a adoção de medidas urgentes para o imóvel.

O promotor Jacson Luiz Zílio requer a realização de obras de conservação para a preservação do prédio, que já foi tombado como patrimônio histórico do Paraná. De acordo com o promotor, a Prefeitura demonstrou interesse em recuperar o imóvel, ao solicitar verba federal para isso. Entretanto, nada chegou a ser feito na prática para a manutenção do local. "Depois de tanto tempo de espera, o imóvel em questão está destruído. Cada dia que passa há menos esperança de recuperação, não existindo, portanto, alternativa imediata que não o socorro judicial por meio desta ação", destaca a promotoria.

Caso os danos sofridos pelo abandono do prédio sejam irreversíveis, o MP cobra uma indenização, a ser paga ao Fundo de Recuperação de Bens Lesados, além de determinar que seja dada ciência do processo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Por volta das 17h30, a Procuradoria Geral do Estado ainda não havia sido notificada da ação.

Construído na década de 1940, quando a cidade foi capital do Território Federal do Iguaçu, o prédio histórico foi edificado para servir de residência ao vice-governador da época. O imóvel também é conhecido como a antiga sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da cidade. Apenas outras duas construções desse período ainda estão preservadas em Laranjeiras do Sul: o Fórum e a Câmara de Vereadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]