• Carregando...
Allan dos Santos, do Terça Livre, em depoimento à CPI das Fake News em 2019.
Allan dos Santos, do Terça Livre, em depoimento à CPI das Fake News em 2019.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre, por ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. De acordo com o órgão (leia aqui a íntegra do documento), os ilícitos foram feitos em vídeos - como o conteúdo intitulado "Barroso é um miliciano digital", publicado em 24 de novembro de 2020 - e em outras mensagens nas redes sociais.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Nas imagens do vídeo de 24 de novembro, o jornalista faz declarações como: “Tira o digital, se você tem c...! Tira a p... do digital, e cresce! Dá nome aos bois! De uma vez por todas Barroso, vira homem! Tira a p... do digital! E bota só terrorista! Para você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa p...!'".

Na denúncia, o MPF ressalta que as afirmações de Allan dos Santos não estariam protegidas pelo direito de liberdade de expressão por desobedecerem a "proibições expressas dispostas no direito internacional dos direitos humanos".

A ação, enviada ao Juizado Especial Criminal Federal, traz imagens de diversas mensagens do jornalista publicadas no Twitter e em outras plataformas de redes sociais. A denúncia ressalta que "a própria natureza inerente às redes sociais" torna as alegações do jornalista ainda mais perigosas.

Allan dos Santos é citado nos inquéritos do STF que apuram disseminação de fake news e financiamento de atos antidemocráticos e também já foi alvo de operações da Polícia Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]