• Carregando...
CFM precisa responder os esclarecimentos do MPF em até 30 dias.
CFM precisa responder os esclarecimentos do MPF em até 30 dias.| Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás pediu ao Conselho Federal de Medicina (CFM) esclarecimentos sobre a resolução (nº 2.265/2019) que, além de determinar que a mudança de sexo deve ser feita após os 18 anos, autoriza médicos a realizar terapias hormonais em jovens que desejem mudar de sexo a partir dos 16 anos.

Em ofício enviado ao CFM, o MPF questiona sobre os fundamentos jurídicos que embasaram a elaboração da resolução. Entre as questões que o CFM precisa responder, em até 30 dias ao Ministério Público, estão perguntas sobre os efeitos negativos dessa terapia, a curto e longo prazo, se existem estudos científicos sobre eventual “superação” da incongruência de gênero, por crianças e adolescentes, após a puberdade, e ainda se existem estudos clínicos sobre a eficácia das terapias hormonais e das cirurgias de redesignação de sexo.

Além desses esclarecimentos, o procurador da República e responsável pelo procedimento, Ailton Benedito de Souza, pediu que o Conselho comprove quais foram os principais problemas de saúde detectados em pacientes que fizeram a terapia hormonal ou a cirurgia de redesignação de sexo e qual o percentual de pacientes afetados por esses problemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]