• Carregando...

A multa a ser paga pela importadora e transportadora dos 25 contêineres repletos de lixo doméstico encontrados em Santos na última sexta-feira deve ser definida hoje. A informação, divulgada ontem pela Agência Brasil, é da chefe do regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ingrid Oberg.

O nome da importadora que atuou no Brasil não foi divulgado oficialmente, porque o Ibama ainda investiga o caso. "A primeira multa foi fixada em R$ 155 mil. A segunda deve ser fixada amanhã (hoje)", disse. Como a empresa na Inglaterra que vendeu o lixo para a importadora brasileira não tem representação oficial no país, o Ibama não pode multá-la.

A rede de notícias britânica BBC divulgou que a empresa que exportou o lixo pertenceria a um paranaense. Julio Cesar Rando da Costa, que teria também a cidadania portuguesa, disse à BBC Brasil que a responsabilidade pelo lixo enviado ao Brasil "é de fornecedores britânicos com os quais as suas empresas trabalham".

A BBC infomou ainda que a Agência Ambiental da Grã-Bretanha está investigando o caso e as empresas responsáveis pela exportação de lixo para o Brasil podem ser processadas, multadas e até punidas com prisão.

Segundo Ingrid, a carga de lixo doméstico que veio da Inglaterra "não tem lógica alguma". "Exportar lixo doméstico é proibido pela Convenção de Basileia", afirmou.

A chefe do Ibama declarou que as investigações estão a cargo da Polícia Federal e que a regional de São Paulo já encaminhou todos os trâmites burocráticos necessários para Brasília. "Eles estão tratando com os ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores para repatriar o lixo", completou.

De acordo com ela, que viu os contêineres de perto no Porto de Santos, a carga já cheira mal e é difícil precisar o que há nela. "Não queremos abrir o lixo para não poluir a área alfandegária", disse. Ingrid afirmou também que a suspeita é que os contêineres estejam abandonados no porto de Santos desde novembro do ano passado.

A Polícia Federal informou ontem que o caso está em fase investigatória e não há novas informações sobre o lixo encontrado em Santos.

* * * * *

Interatividade

O que pode ser feito para evitar novos casos de "importação de lixo" no Brasil?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]