• Carregando...
Veja as cidades que terão escolas-padrão |
Veja as cidades que terão escolas-padrão| Foto:

Ponta Grossa - Os prefeitos dos 12 municípios escolhidos pelo governo do estado para ter os Centros de Referência de Educação Básica e Profissional estiveram ontem, em Curitiba, para discutir com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano os critérios para implantação do projeto que está previsto para começar no segundo semestre de 2009. As denominadas escolas-padrão serão nos moldes do Colégio Estadual do Paraná. O critério para a escolha da cidade é o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As prefeituras das cidades escolhidas (veja abaixo) têm dez dias para indicar um terreno com no mínimo 35 mil metros quadrados para a construção do centro. O local deverá ter condições mínimas de acesso para a instalação da infra-estrutura.

"Não se tratam de simples colégios, mas de grandes escolas-padrão. Elas terão estruturas esportivas, com quadras e piscinas, laboratórios de física, química, biologia e informática, e um projeto pedagógico adequado à realidade local", afirmou a secretária de educação, Yvelise Arco-Verde, de acordo com a agência de divulgação do governo estadual.

Segundo a Agência Estadual de Notícias, cada unidade custará cerca de R$ 200 milhões aos cofres do governo do estado, mas os municípios devem ceder o terreno. Os Centros de Referência vão oferecer educação fundamental para alunos do 6º ao 9º ano, ensino médio regular, profissional integrado e profissional. A conclusão das obras está prevista para o fim de 2010. O governo do estado também deve construir uma vila para os professores ao lado de cada centro para agilizar a melhoria na qualidade de vida dessas regiões.

O IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. De acordo com o censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, Ortigueira, um dos municípios beneficiados pelo governo do estado, registrou o menor IDH do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]