• Carregando...
Incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo | /William Volcov/Folhapress
Incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo| Foto: /William Volcov/Folhapress

O Museu da Língua Portuguesa tem, entre outras virtudes, a de mesclar reflexão sobre o passado, com linguagens novas, atraindo novos públicos. O museu, que fica na Praça da Luz, no Centro de São Paulo, foi atingido por um incêndio de grandes proporções atinge na tarde desta segunda-feira (21).

O coordenador do Sistema Estadual de Museus e diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Junior, explica a importância do museu para o país.

Renato Carneiro, diretor do Museu Paranaense. Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Qual é a importância do Museu da Língua Portuguesa?

Foi um dos primeiros museus a trazer uma linguagem bem diferente, é muito interessante. Tem um trabalho de difusão da língua portuguesa com linguagem moderna e interativa. Ficamos tristes porque neste momento acaba de ser inaugurado o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e, ao mesmo tempo acabamos nos descuidando dos museus mais antigos, que ficam sem manutenção. Ainda não se sabe a causa do incêndio, mas é sempre fundamental realizar manutenção em museus.

O que o museu representa para as novas gerações?

O Museu da Língua Portuguesa trouxe uma visibilidade muito grande e foi no Brasil um dos precursores a trabalhar de forma mais interativa, usando telas sensíveis e recursos de informática, sempre atento para inovação. Ao trazer linguagens novas e usando recursos tecnológicos experimentais, museus como esse conseguem mesclar reflexão sobre o passado com linguagens mais novas e atrair novos públicos.

Por que o uso desses recursos é tão relevante nesse museu?

Ele parte de um aspecto inusitado. Geralmente um museu é lugar de objetos, mas esse trabalha com a língua portuguesa. Então o uso de recursos interativos foi uma forma criativa para char a atenção para nossa língua, que tem uma beleza muito grande. A curadoria do museu consegue destacar essa beleza, tanto nas áreas permanentes, quanto nas exposições temporárias, em que se estabelece um verdadeiro mergulho em autores como Mário Quintana e Machado de Assis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]