• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Prepare-se: o último fim de semana da primavera também marca o encerramento do Natal do Palácio Avenida. Na sexta-feira (16), no sábado (17) e domingo (18), três espetáculos dão boas-vindas ao Papai Noel, sempre às 20h15. Em torno de 110 crianças fazem parte do show “A Inesquecível Viagem de Natal”, que dura de 45 minutos.

Antes da chuva de fogos de artifícios, as crianças de 7 a 12 anos apresentam várias canções, como “A Banda”, de Chico Buarque, “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, e “Redescobrir”, de Elis Regina, além das natalinas “Jingle Bells”, “Vem Chegando o Natal” e “Então é Natal”.

Quase 500 pessoas se envolvem nos bastidores para dar conta do recado. Para esquentar os tambores, veja curiosidades da apresentação.

Há quantos anos existe?

O lendário Palácio Avenida, erguido em 1929, já foi cenário de cafés e de um cinema. Na década de 1980, o prédio passou para as mãos do banco Bamerindus, que criou o espetáculo, em 1991. Já em 1997, o Bamerindus foi vendido e o prédio passou para o HSBC, que manteve a tradição natalina na rua mais famosa da cidade. Nesse ano, o edifício foi repassado ao Bradesco, depois que o banco comprou a operação brasileira do HSBC, e o Natal foi mantido nos mesmos moldes. Desde 2000, o espetáculo passou a ter a cada ano um tema diferente.

Como tudo começou?

O Natal do Palácio Avenida foi criado por Maria Christina de Andrade Vieira, filha do fundador do Bamerindus, Avelino Vieira, e que respondia pela área de promoção e eventos do banco. Ela foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil, com sua gestão na Associação Comercial do Paraná (ACP). Maria morreu em 2011, vítima de um câncer.

Como as crianças são escolhidas?

São 110 crianças envolvidas no elenco, entre 7 e 12 anos. Elas são selecionadas de um projeto social do Bradesco em parceria com instituições de acolhimento da cidade e com a Secretaria Municipal de Educação. Duas escolas municipais são selecionadas pela Pasta para englobarem o projeto musical. Esse programa tem 16 anos de existência. Nem todas as crianças do projeto (cerca de 400) participam da apresentação de Natal.

Para garantir a segurança, as crianças são presas por um cinto de segurança e ainda contam com o auxílio de 160 “anjos”, que são voluntários, estagiários e funcionários do Bradesco que monitoram cada uma delas durante o show.

Quanto tempo antes começam os ensaios?

O processo seletivo começa em julho, quando o tema começa a ser costurado. Em setembro começam os ensaios e há um outro processo seletivo. As aulas ocorrem aos sábados, no próprio Palácio Avenida, e têm como foco musicalização e coreografia. Em novembro, os ensaios são simulações da apresentação real, nas janelas do lendário edifício.

Você consegue contar?

São:

100 mil microlâmpadas

10 mil microcristais nos figurinos

427 figurinos (18 modelos diferentes, inspirados no folclore brasileiro)

3 mil metros de tecido metálico

2 mil fitas de cetim

7 metros de diâmetro tem o relógio mágico

10 bailarinos circenses participam da apresentação

180 mil espectadores em todos os dias da temporada

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]