i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Santo André

Nayara diz à polícia que não houve tiro antes da invasão

Ela prestou depoimento nesta quarta em hospital de Santo André. Jovem foi mantida refém junto com amiga por Lindemberg Alves

  • PorG1/Globo.com
  • 22/10/2008 17:46
Nayara recebeu alta e prestou depoimento nesta quarta | Reprodução G1
Nayara recebeu alta e prestou depoimento nesta quarta| Foto: Reprodução G1

Nayara recebe alta mas permanece no hospital: veja o vídeo

Policiais confirmam em inquérito que invasão só ocorreu após tiro

O Jornal Nacional teve acesso ao inquérito que apura o assassinato de Eloá Pimentel, de 15 anos, vítima do ex-namorado em Santo André (ABC). Quatro dos cinco policiais que invadiram o apartamento em que ela era mantida refém afirmaram em depoimento: "O que desencadeou a ação foi um tiro do seqüestrador".

Leia a matéria completa

A jovem Nayara Silva, de 15 anos, declarou à polícia nesta quarta-feira (22) que não houve um tiro no apartamento onde era mantida refém por Lindemberg Alves, de 22 anos, minutos antes da invasão do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), de acordo com o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos. O seqüestro acabou com a morte de Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, ex-namorada de Lindemberg.

A jovem relatou que Lindemberg disparou um tiro para o teto entre 15h e 16h de sexta-feira (17), em "um momento de nervosismo", ainda segundo o delegado. Depois da invasão, ela se recorda de dois tiros disparados. Nayara prestou depoimento nesta quarta-feira no Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, após receber alta.

Ela foi ouvida pelo delegado responsável pelo caso, Sérgio Luditza, e pelo promotor Antonio Nobre Folgado. Psicólogos, integrantes do Conselho Tutelar, a mãe da jovem e o advogado contratado pela família, Ângelo Carbone, acompanharam o depoimento.

Alta hospitalar

A jovem recebeu alta do Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, às 14h30 desta quarta, mas seguiu no local para prestar depoimento à polícia. Nayara passou por uma cirurgia na manhã desta quarta-feira (22) e, segundo os médicos, está bem e não deve ter seqüelas.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno, ela foi submetida a avaliações nas áreas de psicologia, ortopedia, fonoaudiologia, nutrição, psiquiatria e clínica médica. Todos os profissionais decidiram pela alta.

A primeira preocupação da garota, quando acabou a cirurgia, foi agradecer à equipe médica. "Ela tem um sentimento de agradecimento. As primeiras palavras para todos da equipe do hospital foram 'muito obrigada'", disse o cirurgião-dentista Geraldo Prestes de Camargo Filho, que participou da cirurgia. "A gente tenta dar um apoio pessoal, brinca com ela para distraí-la", acrescentou.

Na cirurgia, os médicos substituíram um aparelho de contenção provisória que havia sido colocado na boca da paciente na sexta-feira (17) por um aparelho ortodôntico que vai permitir que ela continue o tratamento em casa. "O procedimento foi feito com sedação e anestesia local. Além do aparelho, fixado nos dentes, foi adaptado um dente provisório no aparelho, para ter a função estética devolvida, no lugar do canino superior esquerdo [que foi atingido pela bala]", explicou o cirurgião-dentista.

Segundo o médico, foi feita uma limpeza detalhada da região atingida e também a remoção da sutura feita na sexta, no local por onde a bala entrou no rosto de Nayara. "Ela já está falando e se alimentando, deve voltar o mais rápido possível para suas atividades. Ela se recupera bem, está muito tranqüila. Não acredito em nenhuma complicação", disse.

Leia também: Policia vai apurar possíveis erros na invasão do apartamento de Eloá

O cirurgião-dentista destacou a importância do atendimento primário feito na adolescente, e afirmou que, pela natureza do ferimento e pela idade da jovem, não deve haver necessidade de cirurgia plástica. "É uma ferida bem favorável à reparação. Ela tem totais condições de tocar a vida normalmente daqui para frente", disse Camargo Filho.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.