• Carregando...
porta dos fundos natal
Um tribunal em Madri está julgando uma denúncia contra o especial de Natal do Porta dos Fundos.| Foto: Divulgação

Uma representante legal da Netflix na Espanha admitiu que o filme "A Primeira Tentação de Cristo", do grupo Porta dos Fundos, é ofensivo para os cristãos, segundo a Asociación Española de Abogados Cristianos (Associação Espanhola de Advogados Cristãos), que denunciou a Netflix em um tribunal de Madri.

A denúncia foi acatada pelo tribunal em fevereiro. Na quarta-feira (9), a associação fez uma publicação no Twitter afirmando que o representante legal da Netflix na Espanha reconheceu, em declaração judicial, que o filme é ofensivo. Agora, a Abogados Cristianos aguarda que a juíza responsável notifique a abertura de juízo oral.

O filme do Porta dos Fundos mostra Jesus como um homossexual e Maria como uma prostituta. A Abogados Cristianos fez a denúncia por considerar que a Netflix cometeu crime contra os sentimentos religiosos, conforme o artigo 525 do Código Penal espanhol.

No Brasil, STF permitiu exibição do filme pela Netflix

No Brasil, a tentativa de paralisar a exibição do filme dos Porta dos Fundos na Justiça foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) em janeiro de 2020. O então presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, acatou um pedido de liminar da Netflix e suspendeu uma decisão do desembargador da 6ª Câmara Civil do Rio de Janeiro, Benedicto Abicair, sobre a exibição do Especial de Natal do Porta dos Fundos.

Abicair havia determinado que o conteúdo fosse retirado do serviço de streaming por exceder os limites da liberdade de expressão. Mas, com a decisão do ministro do STF, o especial seguiu na Netflix.

Em 2019, o grupo Porta dos Fundos virou alvo de críticas no mundo todo após o lançamento do especial algumas semanas antes do Natal. No enredo, Jesus é envolvido em um triângulo amoroso com José e Maria, que é retratada como adúltera. O filme ainda sugere que Jesus teria tido um relacionamento gay.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]