• Carregando...

Aeroportos

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, chegou a fechar totalmente na manhã desta quarta-feira (5) devido ao nevoeiro. No início da manhã, as operações de pousos foram restritas, mas as nuvens continuaram densas e obrigaram a suspensão total de saídas e chegadas de aeronaves no terminal.

Por volta das 9h45, o aeroporto reabriu para pousos e decolagens operando por instrumentos. Às 10 horas, segundo a Infraero, entre os 38 voos domésticos programados para o período, 16 foram cancelados e 11 tiveram atraso de mais de 30 minutos.

Os demais aeroportos do estado funcionam normalmente nesta quarta-feira. Confira a situação dos terminais do estado.

O denso nevoeiro que atingiu a região de Curitiba nas primeiras horas do dia desta quarta-feira (5) fez a com a temperatura demorasse mais que o normal para começar a subir. Por volta das 9 horas, os termômetros ainda marcavam 7ºC, sendo que a mínima registrada desde a meia-noite desta quarta foi de 6ºC. A máxima na capital paranaense, no entanto, deve chegar aos 21ºC durante o dia. As informações são do Instituto Tecnológico Simepar.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen conta que uma massa de ar frio está sobre o estado e a demora para o nevoeiro se dissipar causa esse fenômeno. "Isso vem acontecendo nos últimos dias e se mantém nos próximos. Com o resfriamento noturno, tendo umidade, ocorre o nevoeiro. No restante da semana, talvez não seja tão intenso, mas há condições favoráveis para que os nevoeiros se formem", disse.

Uma imagem de satélite divulgada pelo Simepar mostra que boa parte do Sudoeste, Sul, Campos Gerais e principalmente a Região Leste do estado ainda tinha nevoeiros às 9h15. Os locais próximos aos vales dos rios e as regiões próximas à Serra do Mar são onde há a maior densidade desse tipo de nuvem.

Passado o nevoeiro, a expectativa é que todas as regiões do estado tenham grande diferença entre temperaturas mínimas e máximas – chamada de amplitude térmica. Em Curitiba deve fazer até 22ºC, quando a mínima foi de 6ºC. Guarapuava, que registrou 4ºC pela manhã, terá 22ºC à tarde. Em Londrina, no Norte, a menor temperatura foi 10ºC e a máxima deve ficar em 23ºC.

Nuvens aumentam no fim de semana

Na sexta-feira, de acordo com Jacóbsen, uma frente fria passa pelo oceano, mas não provoca grandes mudanças no tempo em relação a chuvas. O volume de nuvens, no entanto, deve aumentar e influenciar nas temperaturas mínimas, que ficam um pouco mais altas.

Em Curitiba, na sexta-feira (7), deve fazer 9ºC pela manh㠖 3ºC a mais que a mínima desta quarta. Em Guarapuava, o menor índice nos termômetros será de 7ºC e em Cascavel a mínima deve ficar em 12ºC. Paranaguá, no Litoral, tem previsão de registrar 15ºC nas primeiras horas do dia e Londrina registrará 12ºC de mínima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]