• Carregando...
Ministros do “Basic”: compromisso contra o efeito estufa | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Ministros do “Basic”: compromisso contra o efeito estufa| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Ministros do Meio Ambiente do Brasil, China, África do Sul e Índia reafirmaram ontem, em Foz do Iguaçu, o compromisso e as metas para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no mundo. O tema foi tratado na 16.ª Reunião Ministerial do Basic (Brasil, África do Sul, Índia e China).

A ministra brasileira Isa­bella Teixeira diz que há expectativa de avanços significativos para a 19.ª Conferência das Partes de Mudanças Cli­máticas (COP 19), que ocorrerá entre 11 e 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia. Segundo ela, está sendo negociado um novo acordo global de clima, que deve ser concluído em 2015. Envolveria um compromisso com medidas para o setor produtivo buscar alternativas menos poluentes. "Nosso entendimento é que não há condições de adiarmos decisões estratégicas."

Em nota conjunta após a reunião, os ministros reiteraram a preocupação com a inadequação dos atuais compromissos dos países desenvolvidos na redução das emissões e do apoio financeiro e tecnológico a outros países. Também reforçaram a necessidade de arrecadar US$ 100 bilhões ao ano, até 2020, para o chamado Fundo Verde para o Clima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]