• Carregando...
Ilha do Mel:  moradores apóiam algumas medidas, mas querem discutir o projeto. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Ilha do Mel: moradores apóiam algumas medidas, mas querem discutir o projeto.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Os moradores da Ilha do Mel, em Paranaguá, pedem participação nas discussões e mais informações sobre o projeto de lei que prevê novo plano diretor para o local. "Fiquei sabendo pela imprensa", reclama o secretário da Associação de Moradores de Encantadas, João Lima de Oliveira. "Seria interessante que a comunidade tivesse a oportunidade de analisar os pontos."

Segundo o coordenador do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na ilha, Reginato Bueno, foi enviada cópia do projeto a diversas entidades representativas, que o aprovaram. "As pessoas interessadas em receber o conteúdo deveriam ter nos procurado", diz.

O representante da associação reivindica participação na fiscalização do destino das taxas cobradas de turistas e moradores. "Existe um conselho gestor de que participam moradores e governo", lembra. "É ele quem fiscaliza e opina sobre os recursos. No entanto, desde abril de 2007 ele não funciona."

Boa parte dos moradores aprova o novo plano diretor. "Se barrarem que forasteiros venham aqui e ganhem dinheiro durante a temporada, vão ajudar a fortalecer o comércio local e a comunidade", diz o comerciante Luis Carlos Brindarolli, de 62 anos.

Para o professor Nabhor Macedo, 44, a proibição de venda de imóveis criará uma barreira contra a especulação imobiliária. "Existe muita gente que consegue a concessão de terrenos, constrói casas e pensões e nem é daqui", lembra. "Apenas ganha dinheiro e nem sequer vive ou se preocupa com o local."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]