• Carregando...
Passageiros embarcam na Linha Turismo da capital. | Divulgação/Prefeitura de Curitiba
Passageiros embarcam na Linha Turismo da capital.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Tarifa

A Linha Turismo passa por 25 pontos de visitação da capital. A tarifa custa R$ 27 por passageiro. Cada pessoa pode realizar quatro reembarques com a compra do bilhete.

Curitiba vai ganhar mais uma Linha Turismo, ônibus que percorre os principais pontos turísticos da capital. A Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Secretaria Municipal de Turismo realizam estudos na cidade para a inclusão de novos pontos de visitação na rota turística da capital e, dessa forma, criar um novo corredor de acesso para os passageiros.

O aumento do número de usuários da linha e as reivindicações dos passageiros para visitarem outros pontos foram os principais motivos que levaram os dois órgãos a estudarem a implantação da nova linha. Segundo o diretor de transportes da Urbs Antônio Carlos Araújo, alguns pontos da atual linha integrarão o novo trajeto, que também receberá novos lugares de visitação.

Tarifa

Com mais uma linha, segundo Araújo, não haverá necessidade do pagamento de duas passagens para conhecer os dois roteiros. "Haverá um ponto de encontro dos dois circuitos. Quem quiser poderá passar de um roteiro para o outro com a mesma passagem", explica.

A nova linha também não deve gerar aumento na tarifa da Linha Turismo, que hoje está em R$ 27 por passageiro – cada usuário, após o início da viagem, tem direito a quatro desembarques para conhecer melhor os pontos turísticos. "Os usuários vão continuar pagando o mesmo preço e com quatro reembarques. O aumento da tarifa é uma questão contratual e só ocorre em fevereiro de cada ano, e não é por esse motivo".

O novo projeto ainda não tem data para sair do papel porque ainda está em fase de estudos.

Novos ônibus

Para atender a atual demanda, o atual circuito de turismo de Curitiba vai ganhar, até dezembro de 2012, mais três ônibus de dois andares. Dois dos novos veículos devem integrar a frota já a partir de setembro e mais um começa a operar em dezembro.

De acordo com a Urbs, a adição de mais três veículos à frota se deve ao aumento da demanda de passageiros. Em 2011, na comparação com dados de 2010, houve crescimento de 14% no número de passageiros da linha (de 533 mil pessoas em 2010, os ônibus atenderam 607.263 passageiros no ano seguinte). Em 2012, de acordo com a Urbs, de janeiro até 12 de agosto foram 382.750 embarques.

Com a ampliação da frota, a Linha Turismo vai operar com 12 ônibus de dois andares, além de cinco jardineiras. Segundo Araújo, essa é uma forma de atender a demanda registrada, principalmente, em janeiro, quando o número de usuários é maior.

Outro motivo para a aquisição de novas linhas com dois andares é a quantidade de usuários que prefere este tipo de veículo. Araújo comenta que, apesar de as cinco jardineiras estarem em circulação, os passageiros preferem os mais modernos. "As pessoas preferem o ônibus de dois andares e querem andar quase sempre na parte de cima, que é um jeito diferente de conhecer a cidade".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]