i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Coronavírus

O que dizem as pesquisas científicas sobre a volta às aulas

  • PorGabriel Sestrem
  • 19/09/2020 21:27
O que dizem as pesquisas científicas sobre a volta às aulas
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Um dos temas mais controversos do momento é se escolas devem voltar às aulas presenciais. Como em outras questões da pandemia da Covid-19, não existem pesquisas consolidadas e irrefutáveis sobre quais seriam os riscos reais da convivência escolar para alunos, professores e suas famílias.

O que se sabe com certeza é que a paralisação das atividades escolares é especialmente danosa para as crianças durante o processo de alfabetização, a partir dos 5 anos, a “fase de ouro” de desenvolvimento do cérebro, que não volta mais. Então, será que os perigos assumidos com o retorno das aulas são maiores do que as perdas de aprendizagem? Na falta de certezas, qual seria o bom senso?

Em artigo publicado em agosto na revista Pediatrics, da American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria), os médicos Benjamin Lee e William V. Raszka, da Universidade de Vermont (EUA), após uma revisão bibliográfica de estudos científicos realizados em diferentes países a respeito do retorno às aulas, concluíram que as crianças 1) não são transmissoras significativas da Covid-19 e que 2) é possível reduzir drasticamente, com cuidados, a possibilidade de contágio no meio escolar.

O principal estudo apresentado pelos americanos é "COVID-19 in Children and the Dynamics of Infection in Families", também publicado na Pediatrics, coordenado pela pediatra Klara M. Posfay-Barbe, da Universidade de Genebra. Após rastrear o início da doença em 39 crianças infectadas com coronavírus, a pesquisa mostrou que apenas três delas poderiam (situação não confirmada) ter contraído a doença na escola - o restante teria sido contagiada em casa.

Outro levantamento científico apresentado pelos americanos se debruçou sobre um caso da França, sobre um menino infectado pela Covid-19 e pelo vírus da gripe (Influenza A), que teve contato com cerca de 80 colegas em três escolas. Segundo a pesquisa, apesar de o ambiente no interior das instituições de ensino ser propício à transmissão de vírus respiratórios, não houve contágio por coronavírus. No mesmo espaço, porém, isso ocorreu no caso da Influenza A. A conclusão intrigou os pesquisadores.

Em um terceiro levantamento analisado, feito em Nova Gales do Sul, na Austrália, nove alunos e nove funcionários infectados com a Covid-19 em 15 escolas tiveram contato próximo com 735 alunos e 128 funcionários. Mesmo assim, apenas duas infecções foram identificadas, ambas transmitidas por adultos, não por crianças.

O artigo apresenta ainda uma situação registrada na China. De 68 crianças com Covid-19 internadas no Hospital Feminino e Infantil de Qingdao, 65 haviam sido infectados por adultos e não por outras crianças.

Crianças menores transmitem menos, mas têm carga viral maior?

Outras pesquisas realizadas na Europa e na Ásia, não revisadas por pares (como todas as realizadas sobre o tema até agora), mostram crianças menos propensas a contrair a Covid-19 ou com risco menor de transmissão do vírus para a comunidade em geral.

O Instituto Pasteur, por exemplo, estudou um surto em escolas em um bairro de Paris, em fevereiro, antes que quaisquer medidas de isolamento entrassem fossem adotadas. À época, embora o vírus tenha se disseminado entre estudantes do ensino médio, nas escolas de ensino fundamental o contágio foi quase nulo. "O cenário aponta que alunos entre 6 e 11 anos de idade são menos contagiosos do que alunos adolescentes", escreveram os autores do estudo.

Um grupo chinês, em artigo publicado no meDrxiv, após a análise de 40 infecções infantis na China, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Irã inferiu que, "embora o SARS-CoV-2 possa causar doença leve em crianças, os dados disponíveis até o momento sugerem que as crianças não desempenham um papel importante na transmissão dentro de casa".

O Ministério da Saúde da Suécia, para defender sua política de não fechar as escolas durante a pandemia, publicou um informe comparativo sobre as taxas de infecção infantil no país, comparadas às da Finlândia, que fechou as escolas entre 18 de março e 13 de maio. Os autores do documento, após analisar os dados sanitários dos dois países, concluíram que o "fechamento de escolas não teve nenhum efeito positivo mensurável em relação ao número de casos de Covid-19 entre crianças".

Mas a opinião de todas essas pesquisas convive com outros estudos que recomendam mais cautela sobre a volta às aulas. Um deles foi o realizado por um conjunto de pesquisadores da Universidade de Harvard, e publicado no The Journal of Pedriatrics, em agosto.

Após analisar 192 pessoas de até 22 anos, contaminadas com o novo coronavírus, os pesquisadores acreditam que a carga viral em crianças, nos dois primeiros dias dos sintomas, poderia ser mais alta do que em adultos, ainda que os sintomas nos mais jovens sejam mais moderados. "As crianças podem ser uma fonte potencial de contágio na pandemia de Covid-19, apesar da doença mais branda ou da falta de sintomas", escreveram.

Outros pesquisadores que recomendam cautela na reabertura das escolas são o pediatra e professor da Universidade Leicester, Damian Roland, e o pesquisador na área de doenças infecciosas pediátricas, Alasdair Munro. No artigo Children and transmission of SARS-CoV-2" (Crianças e a transmissão de SARS-CoV-2), os dois analisam diferentes estudos científicos e concluem que, apesar de as crianças serem menos suscetíveis a serem contaminadas pela Covid-19 do que os adultos com a mesma exposição, elas possuem quantidades altamente variáveis de vírus SARS-CoV-2 detectáveis em sua nasofaringe, amplamente semelhantes as dos adultos. Segundo os pesquisadores, isso ficou mais claro para crianças mais novas, com menos de dez anos, e vai aumentando durante a adolescência até à idade adulta.

ECDC: "Transmissão de criança para criança é incomum"

O Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC) – agência de saúde vinculada à União Europeia – divulgou, no dia 6 de agosto, um relatório sobre o impacto da Covid-19 no retorno às aulas em países europeus. Algumas das principais conclusões do estudo são:

  • As investigações de casos identificados em ambientes escolares sugerem que a transmissão de criança para criança nas escolas é incomum;
  • Menos de 5% dos casos gerais de Covid-19 notificados na União Europeia e no Reino Unido estão relacionados a pessoas com 18 anos ou menos e, quando diagnosticadas com o vírus, as crianças têm muito menos probabilidade de serem hospitalizadas ou apresentar resultados fatais do que os adultos;
  • As crianças têm maior probabilidade de ter uma infecção leve ou assintomática;
  • Se medidas apropriadas de distanciamento físico e higiene forem aplicadas, as escolas provavelmente não serão ambientes de propagação mais potentes do que outros ambientes ocupacionais ou de lazer com densidades semelhantes de pessoas.

Apesar de destacar que a maioria das crianças infectadas não apresenta sintomas, o ECDC aponta que, quando sintomáticas, elas liberam o vírus em quantidades semelhantes às dos adultos e podem infectar outras pessoas de forma parecida. O relatório informou também que, embora tenham sido documentados poucos surtos significativos de Covid-19 nas escolas, eles ocorrem e podem ser difíceis de detectar devido à relativa falta de sintomas em crianças.

A agência de saúde também reforça que medidas de higiene e distanciamento precisam estar implantadas em toda a comunidade para reduzir o risco de transmissões no ambiente escolar.

Os médicos e o bom senso ao voltar às aulas

Recentemente, um grupo de 29 médicos assinou uma representação direcionada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cobrando medidas para garantir o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino. Segundo eles, "no momento em que houve permissão de abertura pelos órgãos legitimados (…) de bares, academias, comércio, cinemas, etc., não há razão sanitária que justifique a continuidade de fechamento de atividade essencial (escolas). Por sinal, em vários países os colégios já foram reabertos e só fecham pontualmente quando detectam a transmissão sem controle em determinadas escolas".

A posição dos médicos é endossada por infectologistas como Francisco Cardoso, assistente de UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, e coautor do manual de orientações do Ministério da Saúde para o tratamento precoce da Covid-19. Segundo ele, como há menores índices de transmissão do patógeno em crianças, há um risco menor na volta às atividades escolares presenciais se comparado ao retorno ao trabalho, por parte de adultos, ou à abertura de comércios e da indústria.

“É claro que será essencial observar as regras de distanciamento e demais protocolos”, reforça.

O pediatra Rubens Cat, médico e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), salienta que não existem estudos suficientes ou protocolos definitivos que assegurem que a reabertura das escolas não ocasionará aumento de casos de Covid-19 em alunos, familiares, professores e funcionários das escolas. Mesmo assim, caso as medidas de segurança sejam adotadas, ele acredita ser importante o retorno às aulas.

"A experiência de vários países onde as escolas foram reabertas com sucesso nos deixa extremamente otimistas quanto às grandes chances de sucesso aqui no Brasil, somadas à indiscutível necessidade de darmos mais atenção à educação neste momento da pandemia", avalia.

O que diz a OMS

Em entrevista coletiva realizada no dia 15 de setembro, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que “este vírus pode matar crianças, mas as crianças tendem a ter uma infecção mais branda e há poucos casos graves e mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes”.

Segundo dados da organização, menos de 10% dos casos notificados e menos de 0,2% das mortes ocorrem em pessoas com menos de 20 anos. Mas o diretor-geral salienta que novas pesquisas são necessárias para identificar os fatores que colocam crianças e adolescentes em maior risco.

54 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 54 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ricardo Maia

    ± 0 minutos

    Excelente artigo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 3 dias

    Temos visto gestores municipais e sindicatos de professores se opondo ferrenhamente à reabertura das escolas; para eles, ao que parece, a educação de crianças e jovens não é importante. Não vale o argumento de que o ensino está sendo ministrado on-line, pois sabemos, que alunos carentes de escolas públicas não têm acesso a este “ensino”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 6 dias

    Tenho visto comentários na seguinte linha: "faltam pouco mais de 2 meses para terminar o ano letivo, por que a urgência agora?". Tal argumento revela alienação quanto ao valor da Educação. Nessa linha, se há dificuldade em compreender este valor, sugiro que tirem "a Educação" do raciocínio e substituam pela remuneração ou rendimento mensal de cada um. Digam então: SE JÁ PERDEMOS TANTOS MESES DO NOSSO RENDIMENTO, POR QUE NÃO PERDER MAIS DOIS? POR QUE A URGÊNCIA AGORA? Pronto, agora basta substituir "o rendimento" por "Educação ou aulas" para compreender o absurdo dessa ideia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 6 dias

    O que impede o retorno às aulas, é a união do terrorismo da mídia com um sindicalismo que parece estar pouco preocupado com a educação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fritzen

    ± 6 dias

    Pesquisas podem dizer o que for. Autoridades podem apelar, mas agoranque já tocaram o terror e o pavor em todos, tem muitos pais que não querem saber de retorno às aulas... Infelizmente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

    ± 7 dias

    No início todos os Prefeitos e Governadores correram fechar tudo, pensando exclusivamente no dinheiro do Governo Federal. Não havia a necessidade de fechar as Escolas naquele período, já que não era inverno. Poderia ter esperado, terminava o 1 trimestre e se fosse necessário fechava no inverno, já com as aulas a distância organizadas. O Governo do Paraná tratou logo de fechar as Escolas sem um planejamento e sem estrutura para alunos e professores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 7 dias

    O fechamento completo e prolongado das escolas acabou com o ano letivo e o aprendizado por completo. Aliás, esta pandemia nos trouxe uma grande lição para o resto da vida que é o fator gerador de panico sendo dominador de toda a sociedade. A criança contamina quase zero mas por causa dos adultos não vai à aula, os jovens contaminam pouco mas tambem não podem trabalhar por causa dos grupos de riscos em quarentena... tudo isso levou o mundo ao colapso. É um prejuízo praticamente irrecuperável e sabemos quem são os verdadeiros culpados...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo

    ± 7 dias

    Para melhorar o nivel da discussão é importante colocar a diferença entre direito e obrigação. Temos o "direito" de ir ao shopping ou à praia, vai quem quer. O que está na mesa é a "obrigação" de ir à escola, já que falta implica em reprovação. Significa que aqueles que optaram por se resguardar serão "obrigados" a mandar seus filhos à escola e terão seus riscos aumentados por ação de outros, talvez mais jovens e sem riscos adicionais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 6 dias

      Haverá "direito de decidir"? Ótimo. Haverá aulas presenciais e também virtuais? Otimo. Porém se o plano não for este, trata-se do grupo de pais jovens, sem idosos em casa, apontando "estudos científicos", que coloco entre aspas porque você encontra estudos afirmando o que você quiser e escolhe quais vai divulgar, para embasar suas escolhas, fudamentadas em suas necessidades próprias. O vírus que sai da boca de uma criança contamina menos? Qual a lógica disto?? Corvardia que você cita está de que lado? Se preocupe... com o seu espelho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Ana

      ± 7 dias

      As escolas devem reabrir. Os pais têm o direito de decidir. Mandam os alunos se quiser. Os professores voltam a dar aulas presenciais se quiserem. A liberdade fica garantida. As pessoas não gostam da liberdade. A prudência é essencial na vida das pessoas. Porém, quando é desvirtuada para covardia, é preocupante.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Onedson

    ± 7 dias

    Deve sim voltar às aulas. Agora, domingo, 16hs, tenho certeza que se formos a qualquer Shoping do Brasil estará infestado de crianças. Porque ir ao shoping pode e voltar às aulas não pode? Sem falar nas praias! Sem lógica isso. Só por amor ao debate, a escola que minha filha estuda está adotando medidas sanitárias rigorosas, que nem em minha casa possui! Povo Brasileiro, precisamos estudar nossas crianças pois só assim nosso país poderá um dia sair dessa situação lastimável em que se encontra. A meu ver, o Ministério Público já deveria ter intervindo a tempos.! Cadê os Promotores de Justiças? Engraçado onde precisam atuar nada fazem?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    ± 7 dias

    Não voltem às aulas, continuem nos parquinhos e bares lotados. A vida ensina. (ironia)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana

    ± 7 dias

    Recentemente a Gazeta do Povo fez uma pesquisa Indagando às pessoas sobre a volta as aulas. O resultado sequer foi divulgado, porém até onde acompanhei os comentários e manifestações, a grande maioria era contrária... curiosamente faltando praticamente dois meses para o final do ano letivo, quando rematrículas devem ser efetuadas, surgem inúmeras opiniões favoráveis ao retorno!? Não consigo deixar de me admirar com a mudança repentina de opinião dos leitores... seria manipulação???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • A

      Ana

      ± 3 dias

      Jorge Gab: “A interpretação do texto faz parte da avaliação”! Está claramente descrito no texto como cheguei a conclusão mencionada!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo

      ± 7 dias

      Michel: A questão, Michel, se resume a isto, "ajudando os pais a retornarem ao trabalho". Sua posição é fundamentada na sua necessidade pessoal, desconsidera a necessidade dos outros. Aceita acreditar nas pesquisas que dizem que por algum mistério o virus se espalha menos entre crianças para resolver um problema "seu", onerando "os outros".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Michel

      ± 7 dias

      Até dezembro são três meses de aula, podendo recuperar um pouco do que foi perdido e ajudando os pais a retornarem ao trabalho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo

      ± 7 dias

      Concordo. De hora para outra este assinto veio com tudo para pauta de vários colunistas. Agora faltam só 02 meses, se esperar um pouco retornamos so em fevereiro, talvez com vacina e certamente mais clareza sobre o assunto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Gab

      ± 7 dias

      Se você está dizendo que o resultado não foi divulgado como você deduz que está havendo manipulação? - consultou sua bola de cristal para saber o resultado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SC

    ± 7 dias

    Ninguém chega a uma definição - e os maiores prejudicados estão sendo as crianças. Como tenho visto crianças nos semáforos (sinais), isso pode? Qual o maior perigo: ficar nos sinais, em casa sem os pais (pois a maioria tem que ir para o trabalho), sem ninguém para orientar nos estudos.....ou ir para escola - interagir com os amigos, estudar e se alimentar...... É um fica um "Fica em casa" "Não pode ir para escola porque é perigoso.." Pode ficar "em casa", nas ruas aprendendo o que não presta, sem horário e sem alimentação. Cada criança entregue a sua própria sorte...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 7 dias

      Comparação bem peculiar. A criança do semáforo infelizmente não deve estar faltando aula.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco

    ± 7 dias

    Na província de Québec, no Canada, as crianças que estão no ensino fundamental tem aulas normais, mantendo-se sempre as medidas de distanciação e higiene. Os jovens que estão na faixa de 17 e 20 anos estão tendo aulas virtuais na sua maior parte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      Comparar Québec com qualquer município do Brasil não merece nem ser comentado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 7 dias

    Pesquisas científicas para quê? Temos Bozo, o acima de "tudo".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      Esqueceu que o STF proibiu o Presidente de interferir e passou todo o controle aos prefeitos e governadores? memória curta ou seletiva?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    ± 7 dias

     Ambiente escolar sempre foi propício à transmissão de doenças por vírus/bactérias! Desde sempre “se pegava sarampo, caxumba, catapora, etc”. Nunca se suspendeu aulas por isso! Volta às aulas presenciais, assim como do funcionalismo público mais protegido com “distanciamento social” – um direito de poucos que não precisam se preocupar com a subsistência – poderia vir acompanhado por OBRIGAÇÃO DE FICAR EM CASA! Se flagrados em praias, outros locais de aglomeração de pessoas, perderiam o EMPREGO. Mais frágeis à pandemia devem continuar PROTEGIDOS e o retorno para os demais, FACULTATIVO. Visto escolas e locais de trabalho do funcionalismo não permitir aplicação de protocolos para TODOS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 6 dias

      Não conheci alguém que tenha morrido de sarampo, caxumba ou catapora, talvez seja por isto. Como já comentei, "direito" de praia, bar, shopping, é diferente de "obrigação" de ir à escola. O fato de alguns usufruirem de direito de ir ao bar não implica em outros terem obrigação de ir à escola. Distanciamento social entre crianças pequenas? Acho difícil sem amarrar algumas... que também não pode.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Injustus

    ± 7 dias

    Esses fanáticos que querem ficar trancados em casa prejudicando as crianças deveriam ser presos. Chega de terror. Tem que voltar as aulas imediatamente. Esses professores preguiçosos, se colocam acima dos profissionais de saúde que lidam com o vírus todo dia e vão trabalhar mesmo assim. Nunca mais voto nesse prefeito de meia tigela que come na mão da tresloucada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 6 dias

      Você compara o profissional de saúde com o professor. O primeiro trabalha com doentes. Fizeram esta escolha, estudaram, se preparam e vivem disto. São a linha de frente na saúde, assim como os bombeiros o são no incêndio. O professor não é linha de frente para combater epidemia. A escolinha municipal de bairro se muito vai ter se muito um tubo de alcool gel por sala. Criança pequena não para quieta, se abraçam, se alomeram. Horas respirando o mesmo ar, dia após dia. "Esses fanáticos" são os que querem "prender" os que pensam diferente deles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 7 dias

    Até pode liberar pra voltar, mas não pode ser de nenhuma maneira obrigatório, ficando a critério dos pais o retorno ... mais seis meses em casa não vai significar nada na vida de ninguém ... é como acidente de avião, é imensamente seguro desde que o seu filho não tenha sido um dos passageiros daquele avião que caiu ... não confundir ciência com estatística, uma busca a certeza e outra trabalha apenas com probabilidades

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Cesar Martins Santos

    ± 7 dias

    A vida tem que seguir, não votarei em quem é a favor de que as escolas permaneçam fechadas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 7 dias

    O curioso é q pouquíssimas pessoas ainda estão praticando o chamado isolamento social, mas TODO funça justifica greve por causa da pandemia. Qual é a lógica?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 7 dias

    Vai fazer 3 meses q meu filho voltou pra escolinha dele aqui em Manaus. E anteontem ele esteve febril por causa da garganta inflamada. É esse o comentário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FELIPE BERBERT GONCALVES

    ± 7 dias

    Reportagem interessante, baseada em estudos. Mas o mais interessante é que a maioria que comenta não faz comparação da estrutura e investimento nas escolas brasileiras, em relação aos países onde ocorreram os estudos. Se tivéssemos as mesmas condições, simplesmente a comparação seria óbvia. Ficar em casa ganhando dinheiro sem trabalhar... Se bobear não deve bem pisar no colégio dos filhos, como a maioria dos pais. Como os especialistas de comentários sugerem o retorno para turmas com 40 alunos por turma?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      FELIPE BERBERT GONCALVES

      ± 7 dias

      Com certeza não quero imaginar o pior.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      orazio martini

      ± 7 dias

      Isso já foi solucionado com teleaulas para turmas de até 100 alunos! Não imagine o pior que a realidade já o é!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    De Rossi

    ± 7 dias

    Eita! Esse povo desesperado para que as escolas reabram logo! Não entendo. Por que essa pressa toda pra enviar seus filhos para os "comunistas", "doutrinadores, "grevistas"? Não me digam que com a vasta sabedoria que senhores possuem, "especialistas em educação", como sempre dão a entender, não dão conta de auxiliar por uns meses seus filhos com algumas "lições simples"? Afinal, qualquer um pode substituir o professor né? Ou será que a razão do desespero é motivada pelo fato de que muitos enxergam a escola, apenas como uma "grande creche" e os educadores como "babás"?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Michel

      ± 7 dias

      A explicação é a seguinte: os pais precisam trabalhar e os filhos precisam estudar. Simples assim!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Gab

      ± 7 dias

      Não entende por que não deve ser pai, e se for, não são mais crianças, além do mais deve ser funcionário publico ou algum trabalhador privilegiado que pode ficar em casa para "cuidar e educar os filhos" - quanta pretensão achar que as escolas não fazem falta...; - quando estas crianças crescerem terão perdido a capacidade de se relacionar emocionalmente e, com certeza, serão mais burras e suscetíveis a qualquer tipo de doutrinação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 7 dias

    Apesar da pandemia ser difícil e sentir pelas mortes das pessoas, eu estou curtindo tudo isso. Ver a ciência, que se gabava que iria substituir Deus e que faria o homem viver pra sempre, perdida por um simples vírus, chega a ser patético. A tecnologia que se orgulhava de dominar o universo, caladinha, não tem preço. Nossos deuses do cinema e esporte de repente sem nenhuma importância a vida, ótimo. O homem é tão frágil e se acha tão poderoso, um simples vírus deixou todos de joelhos. Todos perdidos e ainda transformando tudo isso numa luta política. Espero que as pessoas repensem seus valores e seus deuses. Esse vírus deveria ser uma lição para a humanidade de sua fragilidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 7 dias

    Se os idiotas permitirem, os sindicatos do professores jamais vão autorizar seu rebanho a voltar as salas de aula. Quer vida melhor que ficar em casa, com salário pago pela sociedade, sem ter que trabalhar? Ou se toma uma providência séria contra essa aberração ou nossas crianças vão ter que se mudar para o Paraguai para ter aulas. E, infelizmente, não vejo determinação dos políticos para acabar com essa "farra" com os escassos recursos de todos nós.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      Injustus: Não vale a pena responder quem não tem coragem de colocar o próprio nome, se esconde atrás de um perfil. Deixa de ser covarde e coloque o seu nome, aí sim você pode julgar e xingar quem você não conhece. Vamos lá, aceita o desafio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      Injustus

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      A grande maioria dos professores estão trabalhando e muito nesta pandemia, preparando atividades 3 ou 4 vezes porque os alunos não fazem e quando ligam para os pais pedindo ajuda ele simplesmente diz que não pode fazer nada, sem generalizar é claro, tem pais que acompanham o seu filho. Aproveitando a oportunidade, os diretores ficam desesperados atrás de pais para compor a APMF - Associação de PAIS e mestres da Escola, você já pensou em fazer parte da APMF da escola do seu filho, ou é mais um daqueles que não tem tempo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      Pelo jeito você é mais um dos que usam as Escolas como creche, Fala mal da Escola, mas não vê a hora dela reabrir para se livrar do filho em casa. Saiba que profissionais ruins existem em todos os setores, inclusive no seu, então não generalize.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANDRE.

    ± 7 dias

    Deixo um pedido à Gazeta, na próxima reportagem que aborde a volta as aulas, questionem o que pensam os membros do MP e Judiciário a fim, que mandam e desmandam na vida das pessoas que bancam os salários destes tiranos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 7 dias

    Está chegando o final de ano e os colégios particulares estão ansiosos para que os alunos voltem para garantir seu dinheiro para o próximo ano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      Nm: Do modo como os pais acompanham os seus filhos na escola esse seu índice será bem maior.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nm

      ± 7 dias

      Se depender do ensino público vamos ter 50% da população analfabeta funcional.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Gab

    ± 7 dias

    Praias lotadas (de crianças também), transporte publico lotado, shoppings abertos, vida de volta ao normal, MAS as escolas não podem funcionar porque o risco de termos um agravamento da pandemia seria enorme...! Nos poupem da hipocrisia e permitam que nossas crianças, o bem mais valioso de uma nação, possam retornar ao aprendizado e ao convívio social que tanta falta esta fazendo a elas. Se formos depender dos professores da rede pública (a maioria deles certamente frequentando as mesmas praias lotadas) que continuam a receber sem trabalhar, as aulas só retornam em 2022. É nossa obrigação lembrar dos prefeitos que nos impõe esta insanidade e não reelege-los nas próximas eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      ANDRE.: Não me conhece mas já me considerou incompetente. Faltou argumentos ou faltou educação, ou os dois. Aquele que pensa como você já foi taxado de trabalhador e quem discorda de incompetente. Acompanhar o filho é obrigação dos pais, sob pena de abandono de incapaz, tem que estudar um pouco mais Andre.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANDRE.

      ± 7 dias

      Marcio, pode ser que ele não consiga acompanhar o filho porque precisa trabalhar o salário que paga a sua incompetência e tirania!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MARCIO AURELIO DA SILVEIRA CALDAS

      ± 7 dias

      Para sua informação, os professores continuam trabalhando e muito. Eles estão on line no mesmo horário de suas aulas, se você não sabe disso é porque não acompanha o seu filho nas atividades dele. Realmente é muita hipocrisia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 7 dias

    A vida prosseguirá com ou sem vacina .. voltemos às aulas com cuidados ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 7 dias

    Eu sabia que isto seria uma celuma entre àqueles que concordam com o presidente, que houve excessos para combater a pandemia, e entre aqueles que dizendo-se a favor da ciência, tomaram medidas que se mostraram, no minimo questionáveis. Implementar um manejo adequado de volta às aulas é que salutar para essas crianças. Até quando, suportaremos essa midia falaciosa, que espalha o terror e desinformação. Não imaginei que tendo tido uma formação cientifica, tantos a utilizariam-na para colocar sua ideologia em primeiro lugar. Mas depois que qualquer estudo academico, tem que necessariamente que ter sido embasado por teorias marxistas não deveria surpreender.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]