i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sugestão de Bolsonaro

O que é o isolamento vertical contra o coronavírus?

  • PorGazeta do Povo
  • 25/03/2020 21:26
O que é o isolamento vertical contra o coronavírus?
| Foto: Isac Nobrega/PR

Após as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre os efeitos do novo coronavírus para a economia brasileira, muito tem se falado sobre o isolamento vertical. Mas qual é a diferença entre os isolamentos vertical e horizontal?

Boa parte dos brasileiros neste momento vive em isolamento horizontal por causa da pandemia. Essa medida é adotada quando grande parte da população é aconselhada por médicos e autoridades locais a ficar em casa para evitar aglomerações e com isso reduzir a disseminação do vírus.

O distanciamento social, porém, traz prejuízos à economia, já que muitos comércios fecharam as portas - com exceção dos considerados essenciais -, indústrias paralisaram a produção, escolas e universidades suspenderam as aulas. E essa é uma das preocupações de Bolsonaro. Para ele, o isolamento vertical seria suficiente para impedir a proliferação da Covid-19 no Brasil e não traria tantos prejuízos ao país.

Como funciona o isolamento vertical

Caso o país viesse a adotar essa medida, apenas pessoas idosas e aquelas que têm alguma doença ficariam em casa. Mas as crianças e jovens voltariam às aulas. E os adultos saudáveis retornariam às suas atividades normalmente.

Apenas o isolamento vertical, no entanto, não é recomendado pelos médicos nesse momento. Em primeiro lugar, essas crianças, jovens e adultos saudáveis teriam mais chances de serem infectadas com o novo coronavírus, já que teriam voltado à rotina considerada normal para eles e, mesmo sem apresentarem sintomas, poderiam levar a doença para dentro de suas casas e então seus pais, tios, avós e outros doentes - pessoas que fazem parte do grupo de risco - teriam o risco de serem, também, infectados pelo vírus.

Vale lembrar que, em cerca de 25% das crianças e adolescentes, a Covid-19 se manifesta sem sintomas, ou com sinais muito brandos, que podem passar despercebidos, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Como em 20% dos infectados há a necessidade de atendimento hospitalar, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive com o uso das UTIs, dependendo da gravidade do caso, nessa situação hipotética do isolamento vertical, essas pessoas poderiam ficar sem atendimento.

É o que tem acontecido na Itália, por exemplo, onde os hospitais estão sobrecarregados e não há capacidade de atendimento para todos.

Outra questão ressaltada pelos médicos é de que o novo coronavírus não faz somente os idosos adoecerem. Nessas pessoas a doença tem se manifestado de forma mais grave, porém, o vírus também infecta crianças, jovens e adultos saudáveis.

Com mais pessoas com a Covid-19, parte dos brasileiros desse grupo teria apenas sintomas de uma gripe comum, ou uma "gripinha", como disse o presidente. Outra parte, porém, também poderia necessitar de atendimento nos hospitais e poderia não conseguir. As cidades - em todo o mundo e não só no Brasil - não têm capacidade de atender uma demanda tão alta ao mesmo tempo.

Mas, segundo os médicos, qual seria o momento para adotar o isolamento vertical? De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, essa ação deve ocorrer quando já tiver passado o pico de contaminação. Ou seja, quando a curva epidemiológica estiver em baixa. No Brasil, o número de casos tem crescido dia a dia, e a curva continua em alta.

"É o próximo passo [o isolamento vertical, depois de passado o pico de casos]. Mas hoje devemos funcionar só com os serviços essenciais. Neste momento de crescimento franco da transmissão comunitária, a recomendação é para que fiquemos em casa. Quando a curva [de infectados] achatar, começa a se liberar trabalhadores da indústria, do comércio, protegendo os grupos de risco", disse o infectologista.

Alguns país adotou o isolamento vertical?

Israel, por exemplo, mudou a recomendação à sua população. Anteriormente, apenas pessoas que voltaram de viagem de 16 países deveriam ficar em isolamento domiciliar por 14 dias.

Mas, em 19 de março, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu ampliou as restrições de circulação para conter a disseminação da doença no país. No pronunciamento, Netanyahu recomendou que a população fique em casa e que só saia para comprar alimentos e medicamentos. Alguns trabalhadores, com profissões consideradas essenciais, também ficam fora dessa medida.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson inicialmente pediu que os próprios moradores adotassem o isolamento social. Mas boa parte da população não seguiu a orientação e a doença avançou no país. Johnson, então, determinou a quarentena, com suspensão de aulas, fechamento dos famosos pubs e outros estabelecimentos comerciais, como restaurantes, cinemas e academias, por um mês. Após esse período, a situação será reavaliada.

Posicionamento semelhante ao de Bolsonaro foi adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mas, até o momento, não há nenhuma orientação de Washington para a adoção de isolamento vertical.

Trump havia orientado que todos os norte-americanos ficassem em casa e declarou emergência nacional. Agora, porém, pensa em reavaliar a medida em três semanas, até a Páscoa.

Alguns governadores e especialistas da área da saúde, porém, temem que o relaxamento do confinamento possa coincidir com o auge da epidemia no país.

Coreia do Sul não adota isolamento generalizado

A Coreia do Sul não adotou isolamento em massa e mesmo assim tem sido capaz de conter a epidemia no país. Apenas as pessoas que testam positivo para o novo coronavírus são confinadas. Isso tem sido possível devido ao grande número de testes realizados no país asiático. Cerca de 320 mil pessoas foram submetidas a exames para saber se estavam infectadas ou não com a Covid-19.

Além disso, dizem os especialistas, o país agiu rápido e isolou os primeiros focos da doença. Outro fator importante foi que a Coreia do Sul se preparou para situações como essa após as 38 mortes em 2015, devido ao surto ocasionado por uma síndrome respiratória.

44 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 44 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • B

    Bruno F. M. da Silva

    ± 2 dias

    Isolamento vertical presupoe ISOLAMENTO COMPLETO de idosos e pessoas com doenças pregresas. Assim sendo, parentes NAO PODEM visitar essas pessoas! Dificil entender que nao existe isolamento meia boca? E outra, cada familia tem a responsabilidade de proteger seus entes queridos, nao expondo quem esta em risco. Chega de esperar que o estado faça tudo por nos, as pessoas tem que ter RESPONSABILIDADE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 3 dias

    O texto começa fazendo uma groselha de um monte de argumentos, misturando uma coisa com a outra, dando entender q o isolamento vertical é a pior opção, mas daí finaliza com o exemplo da Coréia do Sul, q é um caso de sucesso. Óbvio e ululante q a coisa tem q ser bem feita e organizada como os coreanos estão fazendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 3 dias

    Continuem com isolamento horizontal... aí sim , veremos violência desenfreada e saques a comércios. Do que as pessoas de bem , jovens e fortes , farão quando acabar sua comida e dinheiro? Fácil de imaginar. Já no vertical , a economia se mantém , num ritmo mais lento , verdade , mas se mantém.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sandra regina

    ± 3 dias

    No momento seria Isolamento vertical. O Brasil ñ pode parar. As pessoas que estão bem de saúde tem que trabalhar. Eu e meu marido somos idosos e ficamos em casa, enqto a minha filha vai trabalhar pq ele é militar e o país precisa dos seus serviços.. qdo chega em casa toma os cuidados necessários. Me preocupo com o desabastecimento somado ao CAOs que pode vir. E mata!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 3 dias

    Só para lembrar os neuróticos: Quem não trabalha não come. Lembrem-se de mandar todas as faturas e contas para a RPC, em especial ao Paracho e demais jornalistas. RPC Endereço: R. Mamoré, 753 - Mercês, Curitiba - PR, 80810-080

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 2 dias

      Ao Parracho não, ao Sandro dalpicollo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabricio Maoski

    ± 3 dias

    Nunca fui um apoiador do Bolsonaro e nem votei nele, mas nesse caso específico acho que ele está correto. Isolamento por muito tempo destrói o sustento das pessoas. É fácil pra quem e de classe média alta, funcionário público ou com grana na conta falar, mas e as pessoas que trabalham hoje pra comer amanhã. Como esses caras vão fazer? E no limite a pobreza gera o caos: saques, criminalidade e violência. É fácil xingar o presidente, mas essa decisão não é simples como alguns acham aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Astro

    ± 3 dias

    Trump faz discurso defendendo isolamento social, agora o ídolo de Bolsonaro virou comunista? "Quanto mais comprometidos estivermos com o distanciamento social, mais vidas seremos capazes de salvar e mais cedo os americanos poderão voltar aos trabalhos, às escolas e à vida normal" — vídeo divulgado nesta quarta-feira, 25/03 pela @WhiteHouse . Precisa dizer mais?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leandro

      ± 3 dias

      Tem um vírus que o WhiteHouse não trás: A fome, nos últimos 30 dias já temos 450 pessoas mortas somente no Brasil. Precisa dizer mais?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    ""O Paraná não está em quarentena. O Paraná está em isolamento social. Alguns setores com maior fluxo estão restritos a trabalhar. Pode ser que em algum momento tenhamos quarentena? Pode, conforme o desempenho do número de infectados", afirmou o governador Ratinho Junior. "" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/parana-mantem-isolamento-domestico-e-amplia-leitos-de-uti-para-combate-ao-coronavirus/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 3 dias

    Ao que eu saiba, as industrias e a agricultura estão trabalhando, a menos de algumas industrias que decretaram férias coletivas. Confere?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 3 dias

    Na verdade a esquerdalha e a grande imprensa plim, plim, estão pegando uma carona nesta pandemiasinha para detonar com a economia colocando um pânico exacerbado na população, para depois tentarem derrubar o Presidente. E eles se baseiam em exemplos de outros países mas quero ver se, com várias economias quebradas, vão querer derrubar governos pelo mundo afora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 3 dias

    A maioria das análises preocupa-se exclusivamente com o vírus, desprezando o fato de que não é só o vírus que mata, sobretudo em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento como o Brasil. Falam da prioridade absoluta de "salvar vidas", quem pode discordar disso? Mas se esquecem daqueles que dependem do trabalho do seu braço para conseguir o alimento do dia, ou para alimentar sua família! Certamente esta não é a realidade dos que estão aqui comentando, mas é a de muitos brasileiros. Por outro lado, quantos não são microempresários ou autônomos e estão vendo tudo o que conseguiram até hoje a um passo de se perder pelo medo de uma gripe?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 3 dias

    Jesus!!!! Chega desta MER!!!!!DA!!!!! de CORONA!!! Não tem outro assunto no mundo?????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Até agora, 3.280.000 novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA. E vai aumentar muito mais. Parem a economia...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leandro

      ± 3 dias

      Potencial de 16 milhões de novos desempregados nos próximos 90 dias. Parabéns globo, RPC, O engraçado que temos 450 mortos nos últimos 30 dias de fome (média de 15 por dia). Isso a RPC, Gazeta não mostram. Verogonhoso!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celso Vinotintto

    ± 3 dias

    O isolamento vertical indica ser o caminho certo para minimização dos prejuízos trazidos pelo covid-19. A base da proposta diz que as pessoas com menos de 60 anos, cabeça pensando, braços e pernas ainda funcionando, pode, perfeitamente, voltar às atividades e dar conta delas. Caso sejam atingidos pelo vírus, terão força e anticorpos suficientes para sobrepujá-lo. Afinal, quem resistiu aos 14 anos de desmandos, roubos, molecagens, doenças nesse período e outras falcatruas do PT, certamente, resistirá ao covid-19.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • "

    "VéiodaHavan"

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jarbas Paranhos

    ± 3 dias

    Não adianta tratar a doença matando o paciente. A recessão que se seguirá a uma quarentena longa matará muito mais pessoas que o Covid-19. A quarentena apenas incuba o vírus que volta após seu termino. Todos os grandes especialista em epidemiologia já começam a sair da histeria de manada da quarentena e estão recomendando o isolamento vertical.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • "

      "VéiodaHavan"

      ± 3 dias

      oooooo eeeeeeee viiiida deeee gaeeedooooo, povo marcado eeeeee, povo feliz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 3 dias

    Já é passada a hora de a Gazeta exigir que os leitores que comentam façam uso de seu nome completo. Percebe-se que a sobriedade e respeito nos comentários é inversamente proporcional ao uso de pseudônimos. Se os jornalistas fazem uso de seus nomes completos, quem comenta a reportagem deve ser obrigado a fazer o mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Uma dúvida: no vertical, todos os idosos seriam "isolados"? Médicos, dentistas, senadores, deputados federais/estaduais, prefeitos, vereadores, ministros, secretários de estados/municípios, caminhoneiros, eletricistas, mecânicos, encanadores, lavradores, donos de indústria, de comércio, de serviços? Só estou perguntando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 3 dias

    A Gazeta e o seu enrustimento. Não tem culhão para assumir que é contra a vida da população. Pensa bitoladamen no mercado, na economia. Dane-se a lógica sanitária. São 157 países no mundo adotando o isolamento horizontal. Tentar, com sutileza de uma cobra venenosa, mudar essa orientação é um crime imperdoável. #gazetacontraOMS. Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • B

      bilu dandão

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 3 dias

      Pra você que nunca trabalhou na vida e só mamou nas tetas do pt não faz diferença mesmo. Ficar em casa ou não da na mesma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      A. Prada

      ± 3 dias

      como é burr4

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriano

      ± 3 dias

      Você leu a matéria?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JoJr

    ± 3 dias

    OS PRÓXIMOS 3 VÍRUS A SEREM ENFRENTADOS LOGO EM SEGUIDA SE CHAMAM: CORONADESEMPREGO , CORONAMISÉRIA E CORONAVIOLÊNCIA! E VAMO QUE VAMO...!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 3 dias

      Esses três virus ja existiam e estavam disseminados

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 3 dias

    Muito esclarecedor, equilibrado e técnico. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • "

    "VéiodaHavan"

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 3 dias

      CALAAAAAAAAAAAAAADA ANTA!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 3 dias

    Qual a finalidade de querer impor a quarentena a qualquer custo? Medida extrema sem necessidade! Cada cidade tem o seu ritmo... São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ diferem das cidades do interor dos próprios estados bem como de Curitiba-PR, de Olinda-PE e tantas outras! Há outras medidas que podem ser implantadas antes da quarentena... Ou seja o que tem que ser radical em uma cidade não quer dizer que necessite para outra por exemplo! BASTA DE HISTERIA!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      Alexandre

      ± 3 dias

      ooeeVidaDeGado: Você realmente não sabe do que está falando! Primeiro não existe "capitão-tenente" no Exército. Segundo ele não saiu por "desonra" saiu por tornar-se um agente politico... Em outras palavras foi eleito para um cargo público, nessa situação é obrigatório a reserva (não volta mais para ativa)! E ainda é assim para todos os militares da ativa até hoje! Pelo visto você engole qualquer coisa sem o minimo de pesquisa... E a massa de manobra da esquerdalha!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • "

      "VéiodaHavan"

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 3 dias

    Sugiro à Gazeta informar os seus leitores sobe o modelo adotado no Japão. Afinal, pagamos por informação e não pela opinião ou posicionamento de jornalistas, dos quais não nos interesse em que creem, qual ideologia seguem, o que fazem, comem, vestem...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 3 dias

      PESSOAL, NA VERDADE ESTA PALAVRA QUARENTENA ESTÁ SENDO MUITO MAL UTILIZADA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUILHERME AUGUSTO CASAROTTO

      ± 3 dias

      Não há quarentena no Japão. Se você conhece gente que mora lá pode perguntar. O que existe é cancelamento de eventos e fechamento de locais que gerem aglomerações, férias antecipadas nas escolas, isolamento voluntário dos grupos de risco e um cuidado extremo com a higiene.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Adriano: Sim, tinha lido, mas sequer menciona a palavra quarentena.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriano

      ± 3 dias

      E essa agora: "Com aumento de casos, Japão anuncia força-tarefa contra coronavírus (esconderam por causa das olimpíadas!!!) Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/japao-forca-tarefa-coronavirus/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Adriano: Li a reportagem acima e nem todas as escolas estão fechadas e não há nada sobre quarentena.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriano

      ± 3 dias

      A Gazeta do Povo já fez, cara: tudo fechado no Japão também. "Escolas fechadas, quarentena e tradições: a contenção do coronavírus no Japão Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/contencao-coronavirus-japao/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.