• Carregando...
O que é o isolamento vertical contra o coronavírus?
| Foto: Isac Nobrega/PR

Após as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre os efeitos do novo coronavírus para a economia brasileira, muito tem se falado sobre o isolamento vertical. Mas qual é a diferença entre os isolamentos vertical e horizontal?

Boa parte dos brasileiros neste momento vive em isolamento horizontal por causa da pandemia. Essa medida é adotada quando grande parte da população é aconselhada por médicos e autoridades locais a ficar em casa para evitar aglomerações e com isso reduzir a disseminação do vírus.

O distanciamento social, porém, traz prejuízos à economia, já que muitos comércios fecharam as portas - com exceção dos considerados essenciais -, indústrias paralisaram a produção, escolas e universidades suspenderam as aulas. E essa é uma das preocupações de Bolsonaro. Para ele, o isolamento vertical seria suficiente para impedir a proliferação da Covid-19 no Brasil e não traria tantos prejuízos ao país.

Como funciona o isolamento vertical

Caso o país viesse a adotar essa medida, apenas pessoas idosas e aquelas que têm alguma doença ficariam em casa. Mas as crianças e jovens voltariam às aulas. E os adultos saudáveis retornariam às suas atividades normalmente.

Apenas o isolamento vertical, no entanto, não é recomendado pelos médicos nesse momento. Em primeiro lugar, essas crianças, jovens e adultos saudáveis teriam mais chances de serem infectadas com o novo coronavírus, já que teriam voltado à rotina considerada normal para eles e, mesmo sem apresentarem sintomas, poderiam levar a doença para dentro de suas casas e então seus pais, tios, avós e outros doentes - pessoas que fazem parte do grupo de risco - teriam o risco de serem, também, infectados pelo vírus.

Vale lembrar que, em cerca de 25% das crianças e adolescentes, a Covid-19 se manifesta sem sintomas, ou com sinais muito brandos, que podem passar despercebidos, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Como em 20% dos infectados há a necessidade de atendimento hospitalar, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive com o uso das UTIs, dependendo da gravidade do caso, nessa situação hipotética do isolamento vertical, essas pessoas poderiam ficar sem atendimento.

É o que tem acontecido na Itália, por exemplo, onde os hospitais estão sobrecarregados e não há capacidade de atendimento para todos.

Outra questão ressaltada pelos médicos é de que o novo coronavírus não faz somente os idosos adoecerem. Nessas pessoas a doença tem se manifestado de forma mais grave, porém, o vírus também infecta crianças, jovens e adultos saudáveis.

Com mais pessoas com a Covid-19, parte dos brasileiros desse grupo teria apenas sintomas de uma gripe comum, ou uma "gripinha", como disse o presidente. Outra parte, porém, também poderia necessitar de atendimento nos hospitais e poderia não conseguir. As cidades - em todo o mundo e não só no Brasil - não têm capacidade de atender uma demanda tão alta ao mesmo tempo.

Mas, segundo os médicos, qual seria o momento para adotar o isolamento vertical? De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, essa ação deve ocorrer quando já tiver passado o pico de contaminação. Ou seja, quando a curva epidemiológica estiver em baixa. No Brasil, o número de casos tem crescido dia a dia, e a curva continua em alta.

"É o próximo passo [o isolamento vertical, depois de passado o pico de casos]. Mas hoje devemos funcionar só com os serviços essenciais. Neste momento de crescimento franco da transmissão comunitária, a recomendação é para que fiquemos em casa. Quando a curva [de infectados] achatar, começa a se liberar trabalhadores da indústria, do comércio, protegendo os grupos de risco", disse o infectologista.

Alguns país adotou o isolamento vertical?

Israel, por exemplo, mudou a recomendação à sua população. Anteriormente, apenas pessoas que voltaram de viagem de 16 países deveriam ficar em isolamento domiciliar por 14 dias.

Mas, em 19 de março, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu ampliou as restrições de circulação para conter a disseminação da doença no país. No pronunciamento, Netanyahu recomendou que a população fique em casa e que só saia para comprar alimentos e medicamentos. Alguns trabalhadores, com profissões consideradas essenciais, também ficam fora dessa medida.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson inicialmente pediu que os próprios moradores adotassem o isolamento social. Mas boa parte da população não seguiu a orientação e a doença avançou no país. Johnson, então, determinou a quarentena, com suspensão de aulas, fechamento dos famosos pubs e outros estabelecimentos comerciais, como restaurantes, cinemas e academias, por um mês. Após esse período, a situação será reavaliada.

Posicionamento semelhante ao de Bolsonaro foi adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mas, até o momento, não há nenhuma orientação de Washington para a adoção de isolamento vertical.

Trump havia orientado que todos os norte-americanos ficassem em casa e declarou emergência nacional. Agora, porém, pensa em reavaliar a medida em três semanas, até a Páscoa.

Alguns governadores e especialistas da área da saúde, porém, temem que o relaxamento do confinamento possa coincidir com o auge da epidemia no país.

Coreia do Sul não adota isolamento generalizado

A Coreia do Sul não adotou isolamento em massa e mesmo assim tem sido capaz de conter a epidemia no país. Apenas as pessoas que testam positivo para o novo coronavírus são confinadas. Isso tem sido possível devido ao grande número de testes realizados no país asiático. Cerca de 320 mil pessoas foram submetidas a exames para saber se estavam infectadas ou não com a Covid-19.

Além disso, dizem os especialistas, o país agiu rápido e isolou os primeiros focos da doença. Outro fator importante foi que a Coreia do Sul se preparou para situações como essa após as 38 mortes em 2015, devido ao surto ocasionado por uma síndrome respiratória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]