• Carregando...

- Hoje conhecemos quase 2 mil planetas fora do Sistema Solar, chamados de planetas extra-solares. Isso mostra que há mais planetas dentro da nossa galáxia do que se imaginava e talvez seja possível encontrar algum astro como a Terra.

Via Láctea teria quatro braços espirais

Pesquisadores da UFRGS chegaram à conclusão, que contraria dados divulgados em 2008. Estudo foi divulgado no site da Nasa

Leia a matéria completa

- Água foi detectada em muitas luas e planetas do Sistema Solar. Em 2012, a sonda Messenger, da Nasa, mostrou que Mercúrio é um desses astros. Já na Lua, em outubro de 2009, o satélite da Nasa LCROSS encontrou pequenas moléculas de água. Europa, Calisto e Ganimedes, que são luas de Júpiter, também abrigam água, além de Encéfalo, pequena lua de Saturno – as confirmações ocorreram este ano. Essas descobertas aumentam as chances de encontrar vida fora da Terra e passam a fazer parte dos possíveis lugares para migrações do ser humano futuramente.

- No início deste ano, foi descoberta a formação de estrelas muito longe do disco da nossa Galáxia, a cerca de 16 mil anos luz. Esse estudo contribui para traçar a estrutura e evolução da Via Láctea. A formação estelar tão longe do disco não era esperada.

- Hoje conhecemos mais de 2 mil asteroides no cinturão de Kuiper (além de Plutão). As descobertas estão concentradas depois dos anos 2000, e é importante saber a origem desses elementos para entender melhor a formação da Via Láctea como um todo.

- Já descobrimos mais de 10 mil asteroides próximos à Terra, que são potencialmente perigosos – as descobertas se concentram após os anos 2000 por causa do desenvolvimento tecnológico. Isso envolve diretamente a segurança do planeta, pois eles podem se chocar contra a Terra. Os estudos contribuem para entender como se proteger.

- Os relógios mais precisos do universo são algumas anãs brancas (último estágio de uma estrela como o sol). Funcionam como contadores de tempo, dando indicações da origem do universo.

- Buracos negros massivos estão presentes nos centros de galáxias. O estudo se desenvolveu a partir dos anos 2000. Conhecendo detalhes das galáxias, é possível estudar a sua evolução.

- Foram encontradas fortes evidências da expansão acelerada do universo. Isso nos permite estimar a massa e a composição do universo. Essas descobertas agregam informações ao modelo do universo, que ainda não é claro.

- Ocorreu uma “chuva” de galáxias anãs na Via Láctea no último bilhão de anos – os estudos datam de 2005. Uma fração significativa da massa da nossa galáxia poderia ter sido criada por esse mecanismo, como se essas galáxias anãs fossem agregadas pela Via Láctea e passassem a fazer parte da sua estrutura, contribuindo para a sua evolução. Esse é um novo norte sobre como ocorreu a estruturação da Via Láctea.

- O Cerro do Jarau, no município de Quaraí, é uma das 300 crateras de impacto conhecidas no planeta. Estudos de 2012 mostram que o impacto ocorreu há 107 milhões de anos – essa cratera é uma das poucas brasileiras nesse tamanho. Agora, é possível desenvolver mais pesquisas para entender detalhes do impacto e de suas consequências no geral.

Fontes: professores do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS Eduardo Bica e Charles Bonatto.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]