• Carregando...
Alex posa ao lado de sua estátua de tamanho real em Istambul | Divulgação Fenerbahçe
Alex posa ao lado de sua estátua de tamanho real em Istambul| Foto: Divulgação Fenerbahçe

Quando trabalhei como jornalista da antiga Revista Panorama, na década de 1960, era comum estar anotada na pauta a cobertura de alguma obra importante executada pela prefeitura, nos quatro cantos de Curitiba. Sempre a figura exponencial presente era do engenheiro Ivo Arzua Pereira, quer na inspeção dos trabalhos como na inauguração dos serviços executados.

O monumental alargamento executado nas ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, XV de Novembro, Cruz Machado e outras vias menores, assim como a instalação, na Travessa Oliveira Belo e Praça Zacarias, do espaço para circulação exclusiva de pedestres, sem deixar de anotar as obras executadas nos rios que correm suas águas pelo Centro da cidade.

O sorriso de Ivo Arzua era notado em todo lugar que ele se fazia presente. O Clube Concórdia foi a primeira sociedade a realizar a festa do chopp no Brasil, isso há 50 anos. Estive fotografando o evento para o material ser destinado à Alemanha. A abertura do primeiro barril, na ocasião, coube a ele, prefeito de Curitiba.

Citar todos os cargos públicos exercidos por esse palmeirense, todas as suas obras, não caberia nesta única página. Criador do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba, Provedor da Santa Casa, presidente do Instituto de Engenharia, prefeito, ministro de Estado, além de uma conduta exemplar nas funções que exerceu, assim como em sua vida particular, é algo grandioso que não cabe, de maneira nenhuma, nessa modesta homenagem que a Nostalgia presta, com saudades, ao engenheiro Ivo Arzua Pereira, que governou Curitiba de 1962 a 1966 e foi o Senhor Prefeito!

Para dar uma ideia das obras realizadas no Centro da cidade, está sendo inserida foto de como eram a Avenida Luiz Xavier e a Rua XV antes de Ivo Arzua na prefeitura, assim como imagens que mostram os trabalhos sendo realizados na então Avenida João Pessoa e a mesma avenida após a inauguração das melhorias, assim como o retorno do nome para Avenida Luiz Xavier.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]