• Carregando...
Clarissa Grassi  vai esmiuçar dados históricos a respeito de mausoléus, em várias épocas, e dados de seus estudos sobre os cemitérios curitibanos. Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo |
Clarissa Grassi vai esmiuçar dados históricos a respeito de mausoléus, em várias épocas, e dados de seus estudos sobre os cemitérios curitibanos. Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo| Foto:

A relações públicas Clarissa Grassi era uma menina de tranças quando pisou pela primeira vez num cemitério – o São Francisco de Paula, em Curitiba, vulgo Municipal. Foi há exatos 30 anos, no sepultamento de uma avó. Com perdão ao trocadilho mórbido, nunca mais saiu de lá, em especial na última década, ocasião em que se tornou uma referência em arte tumular. Na vida adulta, o fascínio sentido na infância se tornou uma pesquisa de fôlego, tendo como laboratório o “campo santo” mais famoso da capital. A empreitada lhe rendeu dois livros; uma dissertação de mestrado em Sociologia a caminho na Universidade Federal do Paraná; artigos e – para surpresa geral – popularidade.

A pesquisadora não se espanta mais quando alguém lhe aponta o dedo na rua e diz “olhe lá, a moça do cemitério”. Difícil quem não dobre o pescoço, pensando se tratar de algum fenômeno sobrenatural. Clarissa acha graça. Muitos dos que a reconhecem fizeram a visita guiada de três horas que ela promove, desde 2011, no Municipal – algumas noturnas, outras conciliadas com sarau de poesias, ou mais recentemente para grupos específicos, como os cegos.

“A moça do cemitério” passa a integrar o time de colunistas da Gazeta do Povo a partir deste domingo (23). Ela vai esmiuçar dados históricos a respeito de mausoléus, em várias épocas, e dados de seus estudos sobre os cemitérios curitibanos, em especial o São Francisco de Paula, sua especialidade. Clarissa Grassi é membro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (Abec) e autora de Um olhar: a arte no silêncio (2006) e Guia de visitação ao Cemitério São Francisco de Paula: arte e memória no espaço urbano (2014).

Visitas guiadas

Em quatro anos, estima-se que algo como 1,2 mil pessoas foram conduzidas por ela até a boca de túmulos como o da “santa de casa”, Maria Bueno; marcos da literatura, a exemplo de Emílio de Menezes ou Emiliano Perneta; ou da política, como Ney Braga.

Na Gazeta

A partir do próximo sábado (29) a seção Obituário, da Gazeta do Povo, também passa a publicar matérias sobre cemitérios, arquitetura tumular e ritos – com foco em informações e curiosidades de Curitiba e das cidades do interior do estado. De segunda a sexta, o jornal continua a veicular os textos em homenagem aos falecidos.

As visitas são esporádicas e limitadas – 40 participantes de cada vez –, mas se Clarissa as oferecesse todas as semanas, não faltaria público. Faz tudo de forma voluntária. A edição de junho, por exemplo, teve inscrições esgotadas em quatro horas. Uma das explicações para tamanha adesão está no próprio Cemitério Municipal, fundado em 1854. Sua arquitetura tem fausto e ali é possível encontrar o jazigo de boa parte dos figurões que dão nome às ruas da capital. Difícil não associar essas duas cidades. Ambas, aliás, têm o “Batel” e a “periferia”, como se diz a boca pequena sobre as áreas onde estão sepultados os mais ricos e os mais pobres. Nesses casos, o humor prevalece.

A outra razão está na própria Clarissa – comunicativa, eloquente, bem informada – e dona de uma voz talhada para os microfones –, ela ilustra o percurso com episódios saborosos sobre os mortos. Os que estão sepultados ali e os que não estão mais, a exemplo da cantora lírica italiana Rosina Carbone. Morta em Curitiba em 1914, aos 22 anos, teve seu jazigo revertido, como se diz no jargão para túmulos desapropriados, por força de não haver descendentes que o mantivessem.

“É uma figura das que mais despertam atenção. Pedem que eu conte o que aconteceu”, conta ela, em meio a uma lista sortida de celebridades do além, cujas biografias são dissecadas pela estudiosa qual um romance de época. Outra faceta de seu repertório são as perguntas sem respostas – ao menos por enquanto – como qual era o local exato dos muitos “campos santos” de Curitiba e região, no século 19. Sumiram. Deve haver prédios em cima deles. Ouvir falar de que havia um cemitério chamado Sítio do Mato, talvez no Cajuru, destinado a marginalizados, atiça qualquer imaginação.

Paralelo à curiosidade, vale dizer, um dos grandes méritos do trabalho de Clarissa Grassi é reabilitar a cultura cemiterial, numa reação à tendência contemporânea de mandar a morte cada vez mais para o esconderijo “Há um ocultamento do tema e isso se reflete na arquitetura dos cemitérios, cada vez mais hospitalares”, explica. As cinzas de dos cremados levadas para casa e as cinzas transformadas em joias, igualmente, não escapam a sua análise.

Ao tocar nessa ferida, não é raro Clarissa flagrar um dos participantes com os olhos arregalados. O motivo não está no misto de nervosismo, medo e histeria que os cemitérios costumam provocar, mas ao se dar conta – ouvindo-a– do sentido desses espaços. “Ora estão dentro, ora fora das cidades; o perto e o longe depende da maneira como a morte é entendida em cada período”, observa, sobre o maior trunfo de seu projeto: usar o silêncio dos túmulos para falar dos ruídos que passeiam pela história e pela sociedade em geral. Parecem mundos estranhos um ou outro. Na fala de Clarissa Grassi são um espelho.

Lista de falecimentos - 22/08/2015

Ademar Mendes de Oliveira, 54 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: João Maria de Oliveira e Angelica Mendes de Oliveira. Sepultamento ontem.

Amanda Leticia Silva de Miranda, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Abelson Alves de Miranda e Rozane Aparecida da Silva. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Igreja Advertista- Xaxim - Curitiba -PR.

Anderson Faustino da Silva, 25 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Eugênio Faustino da Silva e Vanilda dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Itaperucu -PR, saindo de residência.

Aroldo Xavier, 82 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Mentor Bastos Cordeiro e Júlia Xavier. Sepultamento ontem.

Belle Stanitzek, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ricardo Stanitzek e Adelaide Emília Stanitzek. Sepultamento ontem.

Bruno Leonardo Santos Pampuch, 26 anos. Filiação: Renato Pampuch e Denise Cordeiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Celio Valtair Gomes, 57 anos. Profissão: bancário(a). Filiação: Valdevino Pereira Gomes e Araci Salmoria Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela São Pedro / Centro / Anita Garibaldi / Sc..

Dirce de Castilhos, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vicente Baptista da Silva e Patrocínia de Oliveira Baptista. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária Santa Rita em Irati -PR.

Diva de Campos Vieira, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Osório de Oliveira Campos e Amazilia de Oliveira Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Edison Renato Massarotto, 56 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: Pedro Osvaldo Massarotto e Elvira Massarotto. Sepultamento ontem.

Edite Gorski, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Gomes e Luíza Gomes. Sepultamento ontem.

Eduardo Ângelo Beatriz Júnior, 85 anos. Profissão: contador(a). Filiação: José Beatriz Júnior e Nathalia Stival Beatriz Júnior. Sepultamento ontem.

Eduardo Gastaldi, 33 anos. Filiação: Sérgio Gastaldi e Maria Luíza Machado Gastaldi. Sepultamento ontem.

Eliodoro Ferreira de Lima, 77 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Ferreira de Lima e Antônia Tenório de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo de residência.

Florivia de Jesus de Lima, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alice Lopes dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela 04 Cemitério Municipal Água Verde Curitiba -PR.

Gilberto Zanetti, 62 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Lauro Zanetti e Maria Umbelina Luca Zanetti. Sepultamento ontem.

Giseli de Paula Gonçalves, 31 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sérgio Luiz Gonçalves e Maria das Dores de Paula Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo de residência.

Guilherme Batista Pogan, 25 anos. Profissão: tenente. Filiação: Adilson Pogan e Anajara de Souza Batista Pogan. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Iraci Souza Lima de Almeida, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Orides Nunes de Lima e Maria Francisca de Lima. Sepultamento ontem.

Irene Samways, 64 anos. Profissão: diarista. Filiação: Joaquim do Nascimento e Fermina do Nascimento. Sepultamento ontem.

Joana Borges, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Fermino Augusto Ribeiro e Amália Niemietz Ribeiro. Sepultamento ontem.

João Lourenço, 86 anos. Filiação: Justino Lourenço e Virgínia Olivia Lourenço. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.

Jorge Alexandre de Carvalho, 86 anos. Profissão: bancário(a). Filiação: Gabriel Alexandre de Carvalho e Maria A de Jesus. Sepultamento ontem.

Jorge Wilson Souza Albino, 67 anos. Profissão: médico(a). Filiação: Wilson Albino e Lúcia Izolda Souza Albino. Sepultamento ontem.

José Carlos Alves Peixoto, 38 anos. Profissão: motorista. Filiação: Edison Alves Peixoto e Maria Aparecida Peixoto. Sepultamento ontem.

José de Oliveira Rabelo, 72 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Rabelo Filho e Conceição de Oliveira Rabelo. Sepultamento ontem.

Laurinda dos Santos Pinto, 85 anos. Profissão: camareira. Filiação: Anna Maria Sampaio dos Santos. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Lucilia Carneiro Miranda, 81 anos. Profissão: diarista. Filiação: João Carneiro e Maria Inês Moreira. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo de residência.

Luiz Chimaleski, 84 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: João Chimaleski e Ana Kaseker Chimaleski. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Maely Rodrigues Pontes, 2 mes(es). Filiação: Ismael de Oliveira Pontes e Kamila Rodrigues Carneiro. Sepultamento ontem.

Maria Francisca de Lima, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Bento Correia e Alice Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Maria Genilda da Silva, 45 anos. Profissão: cozinheiro(a). Filiação: José Pereira da Silva e Severina Cosma de Lima Silva. Sepultamento ontem.

Maria do Rocio Martins, 72 anos. Profissão: telefonista. Filiação: Antônio Lelis Martins e Mercedes Pontes Martins. Sepultamento ontem.

Marilze Bozza Gomes, 34 anos. Profissão: consultor(a) vendas. Filiação: Otacílio Moreira Gomes e Marlene Bozza Gomes. Sepultamento ontem.

Mary Elisabeth Addison Westphalen, 68 anos. Profissão: enfermeiro(a). Filiação: Agenor Westphalen e Agnes Ann Addison Westphalen. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Monalisa.

Myrian Santo, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Urbano Pinheiro e Ercília Martins Pinheiro. Sepultamento ontem.

Nicolas de Andrade, 4 horas. Filiação: Flávio de Andrade e Franciele Maria Wolfesgrau Alves de Andrade. Sepultamento ontem.

Normando Lugarini, 69 anos. Profissão: consultor(a). Filiação: Mário Lugarini e Elzira Dallarmi Lugarini. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.

Olivia Justina Affornalli, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Affornalli e Maria Parize. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.

Paulus Vinícius Dias da Rosa, 70 anos. Profissão: advogado(a). Filiação: Peregrino Dias da Rosa Filho e Enaura Guimarães da Rosa. Sepultamento ontem.

Pedro Joel Lopes Farinhas, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Ricardo Lopes Farinhas e Júlia Noveli Lopes. Sepultamento ontem.

Pedro Luís Schlindwein, 70 anos. Profissão: pedagogo(a). Filiação: Paulo Schlindwein e Celeste Schlindwein. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária, Centro de Brusque Sc.

Sebastião Alves de Assunção, 57 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Antônio de Assunção e Anair Alves Bueno. Sepultamento hoje, São Roque (Piraquara), saindo da Capela do Cemitério Municipal de Piraquara (PR).

Sebastião Santana, 83 anos. Filiação: Rosendo Cecilio Santana e Davina Cecília de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo de residência.

Segismundo Jasrceski, 79 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Bernardo Jasrceski e Cecília Roncoski Jasrceski. Sepultamento ontem.

Susi Cristine da Silva Silva, 52 anos. Profissão: professor(a). Filiação: José Clovis da Silva e Eunice Camargo da Silva. Sepultamento ontem.

Terezinha Garcia Nunes, 88 anos. Profissão: costureiro(a). Filiação: Sebastião Alves Nunes e Cândida Garcia Nunes. Sepultamento ontem.

Valderes Calliari Faverzani, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hermínio José Calliari e Maria Lúcia Fiori. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela do Cemitério Pedro Fuss, em São José dos PinhaisPR.

Yara Maria Gonçalves Azevedo, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Plinio de Almeida Gonçalves e Hermínia Barbosa Gonçalves. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]