• Carregando...

O Relações Públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro, afirmou nesta terça-feira (23) que onze pessoas foram presas desde a última segunda (22), e que oito delas estão ligadas aos ataques que aconteceram nas últimas 48h no Rio.

De acordo com o coronel, quatro pessoas foram presas em uma ação em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Lá, a PM prendeu os suspeitos quando eles tentavam jogar uma bomba de baixo de um carro. Já em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, policiais encontraram um carro roubado e quatro litros de combustível. No veículo, estavam quatro homens que foram detidos.

"É importante que eles sejam devidamente inquiridos e, com as informações que eles vão passar via Polícia Civil, a gente possa operar e prender as pessoas que estão orquestrando essas ações", afirmou.

De acordo com Lima Castro, policiais que trabalham nas áreas administrativas também estão nas ruas para auxiliar o patrulhamento. "Enquanto nós entendermos que precisamos reforçar a segurança pública, enquanto nós entendermos que temos que nos doar, a gente não vai dar trégua nas operações", acrescentou.Delegados discutem estratégias

O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski, reúne delegados de algumas delegacias especializadas, nesta terça, para definir estratégias contra novos ataques no Rio. Segundo a polícia, na reunião, serão discutidas medidas que a Polícia Civil pretende adotar em relação aos recorrentes crimes.

Nesta manhã, cerca de 70 homens da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), com o apoio de delegacias especializadas, como Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e a Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), por exemplo, participam de uma operação conjunta na favela de Manguinhos, no subúrbio do Rio.

De acordo com informações de agentes da Core, o principal objetivo da ação é prender os responsáveis pelos ataques que vem assustando a população desde o último domingo (21).

Com o efetivo de pelo menos 13 batalhões em mais de 20 favelas, além de policiamento ostensivo nas ruas, o coronel Marcus Jardim, comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), que coordena as ações em uma base montada no 22º BPM (Maré), próximo à Linha Vermelha, fez um balanço parcial das operações iniciadas na manhã desta terça-feira (23): foram apreendidos 50 quilos de maconha, crack, granada, 2 mil sacolés de cocaína; um homem, que estava com uma pistola morreu em confronto com os policiais, e outro foi preso.

Polícia monta centro de comando de controleAlém da reunião da Polícia Civil, outros representantes da Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e da própria Civil, estão reunidos no 22° BPM (Maré). Segundo informações iniciais, lá teria sido montada uma base para que também fossem discutidas estratégias contra os ataques.

Já a Polícia Militar faz operação nas comunidades Varginha e Mandela, que também ficam em Manguinhos, e na vizinha favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio. De acordo com o comandante do 22º BPM (Maré), tenente-coronel Gláucio Moreira, além de policiais da Maré também estão na operação policiais do 17º BPM (Ilha do Governador).Cronologia

No domingo, criminosos atearam fogo em dois carros na Linha Vermelha, depois de assaltar os motoristas. Um carro da aeronáutica foi metralhado na ação. À noite, na Via Dutra, na altura da Pavuna, dois carros foram roubados e uma vítima foi baleada; houve ainda arrastões em Laranjeiras e na Lagoa, na Zona Sul.

Na segunda-feira (22), motoristas de dois carros e uma van tiveram seus veículos incendiados no Trevo das Margaridas, em Irajá. Próximo dali, na Rua Monsenhor Félix, no mesmo bairro, uma cabine da PM foi baleada. Ninguém ficou ferido.

À noite, suspeitos atiraram contra policiais na Avenida Dom Hélder Câmara, em Del Castilho, no subúrbio, atingindo a cabine da PM e um carro que estava estacionado perto. Também no subúrbio, na Via Dutra, dois carros foram queimados na altura da Pavuna, próximo ao local do episódio de domingo, e outros dois veículos foram roubados. Na Zona Norte, outros dois carros foram incendiados, um no Estácio e outro na Tijuca.

Na manhã desta terça-feira (23), mais um carro apareceu queimado, desta vez na Praça da Bandeira, na Zona Norte. Segundo policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira), o proprietário contou que encontrou o carro pegando fogo e acredita que tenha sido um ataque. Peritos vão ao local para verificar o que ocorreu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]