Apague todas as luzes no dia 28 de março às 20h30 como ato simbólico de combate ao aquecimento global. É isso que a World Wild Fund (WWF), organização da sociedade civil que cuida da preservação da natureza e do uso sustentável dos recursos naturais, quer que a população de Curitiba faça na data para fazer parte da Hora do Planeta 2009. A participação dos cidadãos é voluntária, porém dez monumentos da capital paranaense ficarão apagados durante uma hora, entre 20h30 e 21h30, no dia 28.
Os monumentos que ficarão sem energia elétrica em Curitiba são: Teatro Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico, Linha Verde - monumento de bambu, as fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques, Portais de Santa Felicidade e Polonês, pista de atletismo da Osvaldo Cruz e cancha polivalente da Praça Ouvidor Pardinho.
No Brasil, até o momento, aderiram ao movimento Curitiba, Rio de Janeiro, e o estado do Amazonas. Curitiba foi a primeira cidade do Sul a ingressar na iniciativa. Em entrevista à Agência Municipal de Notícias, o prefeito Beto Richa (PSDB) disse que a participação de Curitiba nessa campanha é um convite aos cidadãos para refletirem sobre o desperdício no consumo de recursos naturais do planeta.
No país, o WWF-Brasil é responsável pelo movimento. Em Curitiba, a Fundação O Boticário se comprometeu a mobilizar a população da cidade, incluindo organizações, empresas e pessoas para aderirem ao "apagão" e multiplicarem a idéia.
Qualquer pessoa pode aderir ao movimento. Basta apagar as luzes no dia e hora da ação. Quem quiser assinar o compromisso em nome do combate ao aquecimento global, pode se registrar no site do WWF-Brasil - www.horadoplaneta.org.br.
Hora do Planeta
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas.
Na primeira edição, realizada em 2007, na Austrália, dois milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, a Hora do Planeta pretende atingir um bilhão de pessoas em mil cidades.
-
Evangélicos podem ser foco de resistência na sabatina de Dino ao STF
-
Centrão pressiona por cargos na Funasa às vésperas de votações importantes para o governo
-
As ameaças de Maduro e a bússola moral quebrada de Lula
-
Davi contra Golias: guerra entre Venezuela e Guiana colocaria frente a frente forças militares díspares
TSE não consegue notificar internautas multados em R$ 20 mil por dia por Alexandre de Moraes
Lobby da maconha: Câmara recebe exposição e audiência pública sobre “benefícios” da droga
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas
Enquete: Decisão do STF, de punir imprensa por fala de entrevistado, configura novo abuso?