• Carregando...
Matinhos, segundo destino mais procurado pelos veranistas no Paraná,  espera bater recorde de público nesse verão | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Matinhos, segundo destino mais procurado pelos veranistas no Paraná, espera bater recorde de público nesse verão| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

A temporada de verão é esperada com otimismo no Litoral do Paraná. A maioria dos responsáveis pelo turismo das sete cidades prevê um aumento considerável no fluxo de visitantes nos próximos meses, motivado pelos atrativos do próprio Litoral e pelas enchentes que, infelizmente, atingiram Santa Catarina. Para garantir o movimento e o conforto dos turistas, os municípios litorâneos se preparam intensamente para cativar os veranistas.

Na cidade praiana que mais recebe visitantes, Pontal do Paraná, a previsão não poderia ser melhor. "Já falamos com os comerciantes para se prepararem", relata a secretária de Turismo, Francisca Kaminski. Ela diz acreditar que as campanhas realizadas em cidades do interior do estado, como Tibagi e Telêmaco Borba, deverão contribuir para um maior movimento nos 48 balneários que formam o município. A intenção é diversificar o público que visita a cidade, que tradicionalmente vem de Curitiba e região metropolitana, e ultrapassar o total de 500 mil visitantes da última virada de ano. A grande aposta é o tradicional Festival do Caranguejo, que ocorrerá entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, e a Biblioteca na Areia, montada pela prefeitura em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

Segundo destino mais procurado na costa paranaense, Matinhos também está otimista quanto à chegada do verão e quer, inclusive, tomar o primeiro lugar do vizinho. "Todos os anos cresce o movimento. Nossa expectativa é que isso continue ocorrendo. No ano passado tivemos uma média de 400 mil visitantes por dia, chegando a um milhão na virada de ano", diz Celso Risseti, secretário do gabinete da prefeitura.

Guaratuba também está estruturando os pontos turísticos para receber bem os veranistas. Segundo Cléssio João Tkachechen, secretário municipal de Turismo, espera-se que o número de visitantes ultrapasse os 800 mil registrados no ano passado porque, entre outros motivos, o carnaval acontecerá mais tarde em relação ao deste ano.

Para conseguir o sucesso pretendido, foi formada uma equipe de transição –já que a atual gestão encerra os trabalhos no fim do ano –, que está garantindo atrações especiais para os turistas. "Dia 10 e dia 22 de janeiro ocorrerão grandes shows, de renome nacional, entre as praias do Cristo e a Central. No primeiro evento, já está confirmado o cantor Lulu Santos", afirma Tkachechen.

Gastronomia e diversão

Em Morretes, espera-se um grande número de visitantes atraídos pelas belezas naturais e pela boa mesa. Segundo Tiago Choinscki, chefe da Divisão de Turismo, os visitantes devem passar dos 5 a 10 mil normalmente registrados nos finais de semana, devido às campanhas publicitárias destinadas a valorizar aspectos diferentes da cidade, como o lado histórico e o turismo de aventura. Isso sem contar que a viagem em si já é um bom atrativo, por causa das belezas da Estrada da Graciosa.

Antonina também está otimista. Jane Fonseca, secretária municipal de Turismo, espera um bom movimento na cidade histórica. Quem for visitar o local poderá conferir atividades mais tradicionais, como a apresentação da Filarmônica Antoninense, no dia 2 de janeiro, no Teatro Municipal, mas também poderá se surpreender com eventos pitorescos, como o campeonato de musculação Copa dos Campeões, no próximo dia 20.

Aposta na diversidade

A expectativa é grande também no município mais populoso do Litoral. Segundo José Luiz Mariano Gonçalves, presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, a diversidade é a aposta da cidade. "Temos o turismo religioso, com o Santuário do Rocio; uma baía linda, rica em recursos naturais, preservada e praticamente virgem; a Ilha do Mel, com sol e praia que dispensa comentários; e o casario histórico, que estamos tentando revitalizar".

Mudança de planos

Os representantes das cidades litorâneas paranaenses apontaram a enchente ocorrida em Santa Catarina como um dos principais motivos para que o verão paranaense seja mais movimentado. Isto porque eles acreditam que os veranistas que normalmente ficariam no estado vizinho irão mudar de rota, mesmo com as praias turísticas catarinenses não tendo maiores problemas.

A declaração mais curiosa sobre esse assunto foi feita por Tiago Choinscki, chefe da Divisão de Turismo de Morretes. "Eu sou um desses (que mudou de idéia). Eu estava organizando para ir para a Guarda (do Embaú, no Sul de Santa Catarina) e não vou", afirmou.

O aumento do fluxo já é visível antes mesmo da alta temporada: durante a semana passada, o ferry-boat de Guaratuba já registrava filas incomuns para a época e a empresa que coleta o lixo citava o aumento da quantidade recolhida nos últimos dias como um indício do movimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]