• Carregando...

O médico veterinário Raphael Xavier, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversida de (ICMbio) – órgão responsável pela administração do Parque Nacional –, diz que uma outra pesquisa relacionada às onças-pintadas está sendo feita na reserva. Por meio da investigação, realizada pelo projeto Carnívoros do Iguaçu, foram feitos sete registros de onças pintadas e 10 de pumas, em um período de um ano, em uma área que corresponde a aproximadamente 50% de todo o território do parque nacional.

No entanto, Xavier diz que ainda não é possível afirmar que a população de pumas seja maior que a de onças. Segundo Xavier, o projeto começou em 2008 e está apenas no início, por isso as conclusões ainda são parciais. Ele ainda lembra que o foco do projeto é o estudo da onça-pintada. O grupo pretende instalar novas armadilhas fotográficas para continuar o estudo.

Atropelamento

Outra situação que ameaça a on­­ça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu é o risco de atropelamento. No dia 28 de março de 2009, foi registrado um suposto atropelamento de uma onça-pintada. Mais de um ano depois, o caso ainda não foi esclarecido. O animal, um macho adulto que pesava 70 quilos, foi encontrado morto dentro do parque por funcionários, às margens da BR-469. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]