• Carregando...
Imagem de satélite mostra área de instabilidade entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país | Reprodução / Cptec / Inpe
Imagem de satélite mostra área de instabilidade entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país| Foto: Reprodução / Cptec / Inpe

Fortes pancadas de chuva podem atingir a região Sudeste, o norte do Paraná e o Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (27), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). O sol predomina no Nordeste.

Neste domingo (26), um temporal causou estragos e uma morte em Mato Grosso do Sul e uma chuva de granizo atingiu Campo Mourão, no Paraná.

As pancadas de chuva ocorrem devido a áreas de instabilidade formadas pela transição do inverno para a primavera, de acordo com a meteorologista do Cptec/Inpe Kelen Andrade. "Essa época de transição deve se manter até ao menos o início de outubro", disse.

A primavera é a estação com a maior possibilidade de temporais e chuvas de granizo, de acordo com a meteorologista. Nesta época, os níveis médios e altos da atmosfera estão frios e a superfície começa a se aquecer devido à maior incidência de radiação solar, o que provoca a instabilidade.

Sul

As temperaturas ficam estáveis no Sul do país nesta segunda-feira (27). As mínimas ficam em torno de 14ºC e 15ºC e as máximas ficam entre 26ºC e 28ºC. O sul e o leste do Rio Grande do Sul devem ter variação de nebulosidade sem previsão de chuva. O restante da região pode ter pancadas de chuva, principalmente à tarde, segundo o Cptec/Inpe. O norte do Paraná pode ter chuva forte.

Sudeste

Toda a região Sudeste pode ter pancadas de chuva nesta segunda-feira. As temperaturas ficam baixas no leste de São Paulo e estáveis no restante da região, de acordo com o Cptec/Inpe.

Centro-Oeste

A maior parte da região deve ter sol nesta segunda-feira. Há possibilidade de chuva no oeste do Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. As temperaturas ficam altas no Mato Grosso e em Goiás e mais baixas em Mato Grosso do Sul.

Norte

Amazonas, Acre, Roraima e o oeste do Pará têm variação de nuvens com possibilidade de pancadas de chuva nesta segunda-feira. As outras áreas terão sol e pequena chance de chuva. As temperaturas ficam altas.

Nordeste

O sol predomina em toda a região. Pode chover rápido e de forma isolada no centro do Maranhão e no Recôncavo Baiano. As temperaturas ficam elevadas, principalmente no interior da região, de acordo com o Cptec/Inpe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]