• Carregando...
Recorde do maior pão do mundo pertence ao Sipcep | Sipcep
Recorde do maior pão do mundo pertence ao Sipcep| Foto: Sipcep

Confira a receita completa do panetone gigante:

- 36 kg de frutas;

- 36 kg de uvas;

- 30 kg de açúcar;

- 6,3 kg de fermento;

- 45 litros de água;

- 18 kg de margarina;

- 1.350 g de sal;

- 600 g de essência;

- 1.200 ovos (gemas);

- 135 kg de farinha de trigo;

- 150 g de lecitina de soja.

Um panetone de 330 quilos será produzido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep) na segunda-feira (30), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, por 25 profissionais da área de panificação. O objetivo é entrar novamente para o Guinness Book.

O recorde anterior foi um panetone de 280 quilos, segundo informações repassadas pelo Guinness ao Sipcep. O sindicato do Paraná já tem o recorde do maior pão do mundo, que pesava 1.571,25 kg e foi alcançado em 13 de novembro de 2008.

A pesagem será feita pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e será certificado por representantes do Guinness Book. Depois disso, metade do alimento será doado ao Pequeno Cotolengo do Paraná e a outra metade distribuída para a população, a partir das 15h30 da segunda-feira, na Travessa Pedro Pok, 363 (na chácara da Nomax Brasil), em Colombo.

De acordo com o presidente da Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves, será um grande desafio para a produção do panetone gigante, pois cuidados especiais precisarão ser tomados. Um forno especial com a dimensão de 2,20 x 2,00m está sendo construído. A produção começará por volta das 4h30 e a previsão é de que o panetone ficará pronto por volta das 15h30. Quatro massas com cerca de 80 quilos serão produzidas e unidas no momento de assar. "A fermentação e a quantidade de água serão diferentes, pois as massas serão preparadas separadamente e depois colocadas na mesma forma", explicou Gonçalves. Um guincho manual será utilizado para colocar o panetone no forno e a previsão é de que demore entre três e quatro horas para assar.

Para se ter uma ideia da quantidade de ingredientes, serão utilizados 135 quilos de farinha de trigo; 45 litros de água e 1.200 gemas de ovo, entre outros ingredientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]