• Carregando...
Pão gigante foi acomodado em ziguezague e tinha quase 600 metros de comprimento | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Pão gigante foi acomodado em ziguezague e tinha quase 600 metros de comprimento| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A partir desta segunda-feira (2), Curitiba entrará oficialmente para o livro dos recordes como sede da fabricação do maior pão do mundo. Às 15 horas, o prefeito Beto Richa entrega o certificado do Guinness World Records ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná, responsável pelo feito. A marca foi estabelecida no dia 13 de novembro de 2008, com uma massa de 1.571,25 quilos, mas ainda dependia de avaliação da entidade internacional responsável pela catalogação dos recordes para figurar nas páginas do livro.

"O Guinness fez uma avaliação criteriosa de todas as exigências, e um dos fatores decisivos no processo foi a cobertura jornalística da imprensa, que deu credibilidade à certificação", disse Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do sindicato da panificação, à agência de notícias da prefeitura. "Superando o antigo recorde polonês de 1,1 mil quilos, o sindicato mostra ao mundo a capacidade da panificação brasileira, que conta com padeiros bem treinados e capacitados, além de uma tecnologia de ponta", acrescentou.

O pão foi feito assado na Cerâmica GAI, no bairro Campo Santana, e distribuído em pedaços aos presentes. Para a massa foram utilizados mil quilos de farinha de trigo, 1.440 ovos, 40 quilos de fermento, 100 quilos de açúcar, 20 quilos de sal, 40 quilos de margarina, 40 quilos de leite em pó, dois quilos de lecitina de soja, dois quilos de extrato de malte, quatro litros de azeite de oliva e 320 litros de água. Apenas para untar a forma, foram 20 quilos de banha.

Três misturadeiras, dois dosadores de água, dois cilindros e uma fôrma de 19,2 x 2,95 metros, com 190 condutores de calor foram necessários para o cozimento. A pesagem contou com um programa de computação de alta precisão, conferido e atestado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

"Para o setor de panificação é uma grande conquista colocarmos Curitiba no Guinness Book, com o maior pão do mundo. É uma forma de valorizar a classe e incentivar os empresários a superar desafios. Contamos com a ajuda de empresas e profissionais que acreditaram no projeto e não mediram esforços para atingir esta meta", afirmou Gonçalves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]