• Carregando...

A luta pela criminalização da homofobia é o tema da 15ª Parada Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), que desfila na tarde deste domingo (14), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A parada vai pedir a aprovação do projeto de lei 122/06, que transforma a discriminação e o preconceito contra homossexuais em crime. O projeto está em tramitação no Senado e, segundo o Grupo Arco-Íris, sofre resistência de setores fundamentalistas religiosos.

De acordo com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, a cada dois dias, um homossexual é assassinado em virtude de sua orientação sexual. Segundo o grupo, a lei seria uma forma de combater esses crimes. "Vamos colorir a orla de Copacabana com nossas cores de luta e alegria. A Parada do Orgulho LGBT é a ocupação de espaço público por nossa comunidade", enfatiza o presidente do Grupo Arco-Íris, Julio Moreira.Camisinhas, testes anti-HIV e vacina contra hepatite B

Em 2010, completando 15 anos de desfiles, a Parada Orgulho LGBT vai contar com 13 trios-elétricos, que vão fazer o percurso do Posto 6 ao Posto 2, na altura da Praça do Lido. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a concentração vai começar às 13h e o desfile vai das 15h às 21h.

Serão distribuídas 1 milhão de camisinhas, masculinas e femininas, e saches de gel, além de folhetos e gibis com informações sobre a prática do sexo seguro e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), Aids e hepatites virais.

Quem for a Copacabana também vai poder usar os serviços fornecidos por três tendas espalhadas pela orla, como vacinação contra a hepatite B e o teste voluntário anti-HIV. As tendas vão funcionar das 9h às 18h do domingo.

São esperadas 1 milhão de pessoas

A expectativa da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) é de que cerca de 1 milhão de pessoas acompanhem o desfile. Apenas a pista da Avenida Atlântica junto à praia, sentido Leme, vai estar interditada para se tornar área de lazer, como ocorre todos os domingos. A diferença é que a pista só será liberada após o término do evento.

O Metrô Rio vai funcionar normalmente no domingo, das 7h às 23h, com intervalos variando entre 7 e 10 minutos. De acordo com a assessoria de comunicação, caso haja necessidade, vai ser reforçada a segurança nas três estações de Copacabana - Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo – e mais composições podem ser colocadas em operação.

Segurança reforçada

A Polícia Militar vai reforçar com 200 homens a segurança na orla de Copacabana, além do efetivo normal. O patrulhamento será feito a pé, em carros e motos. Já a Guarda Municipal preparou um esquema especial com 231 homens, sendo que 30 deles para cuidar do trânsito e o restante para o controle urbano.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) vai reforçar a limpeza em Copacabana, que vai começar às 8h, seguirá durante o evento e será reforçada após o término do desfile. Para isso, a Comlurb vai contar com cem garis, 40 contêineres, dois caminhões coletores compactadores, dois carros-pipa e duas varredeiras que percorrerão toda a orla.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]