• Carregando...
Farmácia oferece remédio para a gripe suína em Ciudad del Este, no Paraguai: trazer o remédio para o Brasil é ilegal, alerta a Anvisa | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Farmácia oferece remédio para a gripe suína em Ciudad del Este, no Paraguai: trazer o remédio para o Brasil é ilegal, alerta a Anvisa| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

2 milhões de alunos em casa

Para minimizar a transmissão do vírus H1N1, as aulas da rede estadual de ensino e das universidades estaduais foram suspensas ontem por determinação do governador Roberto Requião. A paralisação, que vai até 10 de agosto, atingirá 1,4 milhão de alunos do ensino fundamental e médio, além de 90 mil estudantes do ensino superior. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnoló­gica Federal do Paraná (UTFPR) também adotaram a medida.

Leia a matéria completa

Preocupação é maior entre as gestantes

O temor das complicações causadas pela gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, é maior entre as gestantes. Elas fazem parte do grupo de risco, ou seja, recebem medicação aos primeiros sintomas da doença, assim como idosos, crianças com menos de cinco anos, diabéticos, cardíacos e soropositivos. No Paraná, seis gestantes estão internadas com suspeita da nova gripe e, em Cas­­cavel, uma professora morta re­­centemente e grávida de oito meses poderia estar com a nova gripe. O bebê, que nasceu prematu­ro, continua internado na UTI do Hospital e Mater­nidade Dr. Lima.

Leia a matéria completa

Tira-dúvidas

A Gazeta do Povo vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre a gripe A H1N1. Clique aqui para mandar a sua pergunta. As questões selecionadas serão respondidas por especialistas e publicadas na versão impressa e on-line do jornal.

- Confira as respostas das questões já enviadas pelos leitores

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

  • Saiba quando usar a máscara cirúrgica

Foz do Iguaçu - Brasileiros batem às portas das farmácias de Ciudad del Este, no Paraguai, para comprar remédios contra a gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. O medicamento mais procurado é o Tamiflu, que não está à venda nas farmácias brasileiras. No Brasil, o uso do Tamiflu é limitado a pacientes que apresentam fator de risco, incluindo doenças prévias e quadro clínico grave. No Paraguai, porém, qualquer um pode ter acesso ao remédio, mesmo sem receita médica. A reportagem da Gazeta do Povo constatou a venda livre.

Segundo balconistas, dezenas de brasileiros procuram o medicamento todos os dias, pessoalmente ou por telefone. Um só cliente, de Porto Alegre, comprou 100 caixas de uma só vez. O preço também acompanha a demanda, que está em alta. Nesta semana, uma caixa de Tamiflu custava R$ 98 no Paraguai. Na semana que vem, já anunciou o balconista, o valor passará para R$ 134.

A liberdade para adquirir o medicamento, aliada ao medo de contrair a gripe, faz com que muitos consumidores comprem o produto para deixar em casa mesmo sem que estejam doentes. Com isso, os estoques se esgotam rapidamente e as pessoas que realmente precisam do remédio acabam ficando sem. Na semana passada o Tamiflu estava em falta na cidade.

A corrida em massa às farmácias do país vizinho também produziu outro efeito. Laboratórios paraguaios já lançaram no mercado versões genéricas do Tamiflu. Na relação estão o Biosid, Oselta e Laporcina.

A médica infectologista Flávia Trench alerta a população quanto aos riscos de se adquirir remédios de origem desconhecida. "Será que você está tomando oseltamivir mesmo ou é uma falsificação? Não dá para garantir", diz. Ela também lembra que, quando a pessoa tem sintomas de gripe, o ideal é passar por um atendimento em um posto de referência e evitar a automedicação. "Você pode estar pensando que é gripe e estar com meningite ou pneumonia bacteriana."

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que é proibido trazer Tamiflu do Paraguai porque o medicamento só pode ser usado sob prescrição médica e está disponível na rede de saúde brasileira. Caso os fiscais encontrem o medicamento, a ordem é apreender.

O representante da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), Luciano Barros, diz que o Paraguai possui mais de 20 laboratórios, mas alguns não seguem as regras sanitárias. "Alguns produtos de alguns laboratórios paraguaios não correspondem a quantidade de princípios", diz.

Centralização

O Ministério da Saúde alega que segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e que o controle do Tamiflu evita a automedicação. A pasta diz ainda que o uso indiscriminado do antiviral para todos os casos de gripe pode tornar o novo vírus A resistente ao medicamento.

No Brasil, apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pes­soas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com o fosfato de oseltamivir.

O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabete, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer ou em tratamento para aids), pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]